Secretário do Trabalho participa da formação de alunos do PEQ

Política
Secretário do Trabalho participa da formação de alunos do PEQ 08 setembro 2010

O Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá, esteve em Botucatu na tarde desta quarta-feira para participar da solenidade de formatura dos alunos que concluíram os cursos de Logística Integrada e Excelência no Atendimento ao Cliente, oferecidos através do PEQ – Programa Estadual de Qualificação Profissional, desenvolvido em parceria pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Senac São Paulo e Prefeitura Municipal de Botucatu.

“Esse sistema reúne em um só balcão virtual, todos os órgãos de licenciamento do Estado, como Cetesb, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros ou Prefeitura Municipal, para favorecer o empresário evitando que ele tenha que se dirigir aos mais diversos órgãos para pedir seu alvará de funcionamento”, coloca o secretário.

“A idéia é que com esse sistema implantado do aqui em Botucatu, os empresários principalmente os pequenos e micros que são aqueles que desenvolvem atividades de baixo risco e representam 90% das atividades desenvolvidas no município, consigam seu alvará de funcionamento praticamente na hora pela internet, sem apresentação de qualquer documento”, acrescenta o secretário, lembrando que este sistema já funciona em vários municípios do Estado e, brevemente, estará em implantado em Botucatu e pode ser acessado pelo portal WWW.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br.

Na ocasião, também aconteceu o lançamento oficial do Programa “Todos pelo Emprego”, que é um conjunto de ações propostas pelo governo municipal, com a finalidade de dinamizar a geração de postos de trabalho na Cidade. “O emprego talvez seja o grande desafio desses próximos anos, especialmente com o crescimento econômico e encontrar mão de obra qualificada tem sido um problema enfrentado por todos os governantes”, frisa Jehá.

Ele diz que buscar capacitação de mão de obra qualificada é função da secretaria para que o Estado de São Paulo não perca a oportunidade de instalação de novas empresas, nova fábricas e novos prestadores de serviço. “Aqui em Botucatu, além da implantação do Sistema de Licenciamento, viemos prestigiar mais uma etapa desse processo de capacitação de mão de obra que é a formação de algumas turmas do programa estadual de qualificação, que vem sendo feito em parceria do Governo do Estado com Prefeitura Municipal e objetiva formar trabalhadores capacitados para que o município não perca a oportunidade de gerar novos empregos”, prega o secretário.

Vale lembrar que o programa “Todos pelo Emprego” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Botucatu, com objetivo de propiciar condições para a criação de oportunidades de trabalho para o cidadão botucatuense por meio de ações que dinamizem a formação pessoal, a inclusão social e a sua qualificação profissional. “O programa também busca dotar o município de equipamentos públicos e legislação inovadora que viabilizem investimentos geradores de emprego e renda”, pregou o prefeito João Cury.

Fotos: Quico Cuter

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento