Saia justa: Vereadores da base criticam governo durante Sessão na Câmara

Política
Saia justa: Vereadores da base criticam governo durante Sessão na Câmara 30 maio 2017

 

Câmara Municipal: Base descontente com ‘morosidade’ do governo

Uma situação embaraçosa ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 30, durante sessão ordinária da Câmara Municipal. Vereadores da chamada base de sustentação ao governo teceram algumas críticas ao governo Mário Pardini, em especial aos pedidos feitos por vereadores.

Desta vez elas vieram dos vereadores Cula (PSC) e Carreira (PSB). Este último, diga de passagem, é justamente o líder do Prefeito na Câmara Municipal. Não é de hoje que existe um discurso de descontentamento dos vereadores da base com o atendimento direcionado ao legislativo, especialmente quando envolvem as demandas apresentadas.

Dentro de seus estilos, alguns vereadores exercem seus mandatos com pedidos ao executivo, como lombadas, iluminação, asfalto, entre outras melhorias. Estes especificamente estão descontentes com a comunicação entre Gabinete, Secretarias e Câmara. Resumindo, estão descontentes, pois, segundo eles, não são atendidos com rapidez.

Carreira, líder do governo: “Tô chegando a conclusão que não está mais necessitando de requerimento”

O vereador Carreira se utilizava da tribuna para pedir benfeitorias na chamada estrada Serra D’água, que interliga bairros como Faxinal e Monte Alegre. “Quero pedir ao nosso Secretário de obras e também vice-prefeito (André Peres) que volte os olhos para aquela região. Tô chegando a conclusão que não está mais necessitando de requerimento, está muito mais valendo a palavra verbal do que um registro enfático dessa casa aqui”, colocou Carreira, que citou a presença de Junot de Lara Carvalho (Secretário de Relações Institucionais) na Câmara, responsável pelo diálogo entre governo e legislativo.

“Tenho certeza que ele falará com o senhor Prefeito sobre a forma de atendimento que está sendo feita ou paramos com requerimento ou continuamos com requerimento, como um documento que sai dos 11 vereadores desta casa”, disse em tom de crítica o próprio líder do governo.

Carreira tentou colocar um exemplo do descontentamento, citando mais mais uma vez a figura de André Peres. Falou sobre uma situação no Recanto Azul onde as águas da chuva estão destruindo o aterro existente na ligação com o centro através  da rua Coronel Fonseca.

Cula: “O prefeito não é político, mas as pessoas que estão ao lado dele são”

Carreira ainda colocou que mandou a foto do problema no whatsapp de André Peres, esperando uma resposta para uma contenção no local. Ainda citou a morosidade no pedido de recape no Jardim Cambuí.

Por sua vez, Cula, que também utilizou a tribuna na noite passada, procurou amenizar a situação, isentando o Prefeito Mário Pardini nessas questões. “O Prefeito está fazendo o trabalho dele. São alguns desencontros que acontecem, alguns pedidos que a gente encaminha estão sendo demorados. O prefeito não é político, mas as pessoas que estão ao lado dele são. O problema chega até o Pardini, ele procura resolver e nos atende na hora. Mas eu entendo que esses pedidos não precisam chegar até ele e sim pelos responsáveis pelo setor da demanda”, colocou Cula à reportagem do Acontece Botucatu.

E ele cita alguns exemplos. “De repente um pedido direcionado à Secretaria de Obras ou alguma outra Secretaria, onde nós precisamos dar uma satisfação sobre a demanda, mas não temos uma resposta. Em outras Secretarias, como a saúde, temos sempre um posicionamento rápido, em outras não. Acho que são coisas que não precisam chegar ao Pardini e os responsáveis não dão esse atendimento aos vereadores”, concluiu.

Os vereadores evitam falar em público da figura de Pardini especificamente, mas nos bastidores existe um certo afinamento de que não há o devido tratamento aos parlamentares. O fato é rechaçado pelo Prefeito. Procurado, Mário Pardini disse que sempre prioriza o contato com os vereadores.

Em várias reuniões do governo já disse que os vereadores têm que ser ouvidos

“Em várias reuniões do governo já disse que os vereadores têm que ser ouvidos e que as demandas atendidas na medida do possível. Eles representam a população e vamos entender o motivo desse posicionamento por parte dos vereadores para melhorar o relacionamento com o executivo”, respondeu ao Acontece Botucatu o Prefeito Mário Pardini.

Inclusive surge do gabinete a informação de que a partir de agora haverá um dia específico de atendimento aos vereadores. Ainda não é oficial, mas o Prefeito irá atender os parlamentares toda quarta-feira. Os Secretários deverão participar desses encontros para agilizar as demandas do Legislativo.

Hoje a chamada base do governo na Câmara Municipal é composta pelos vereadores Izaias Colino (PSDB), Zé Fernandes (PSDB), Jamila Cury (PSDB), Alessandra Lucchesi (PSDB), Cula (PSC), Paulo Renato (PSC), Sargento Laudo (PP). Abelardo (PMDB) se mostra independente e os parlamentares do PDT Rose Ielo e Carlos Trigo figuram no rótulo da chamada oposição.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento