Rose Ielo reforça que é pré-candidata à Prefeitura de Botucatu pelo PDT

Política
Rose Ielo reforça que é pré-candidata à Prefeitura de Botucatu pelo PDT 15 maio 2024

Vereadora de três mandatos, ela inverterá o papel com seu marido, o ex-prefeito Mário Ielo, que tentará Câmara dessa vez

A Vereadora Rose Ielo do PDT se colocou como pré-candidata à Prefeitura de Botucatu. A informação, já anunciada há algumas semanas, foi reforçada nesta quarta-feira (15) pela própria legisladora durante entrevista à Criativa FM.

Rose Ielo é vereadora de três mandatos consecutivos em Botucatu. Ela foi eleita nos pleitos de 2012 (pelo PT), 2016 e 2020 (pelo PDT).

Esse ano completo 12 anos de vereança. Então eu tenho essa experiência, essa bagagem tanto no poder executivo, quanto no poder legislativo. Sou Assistente Social e durante a pandemia comecei outra faculdade e hoje estou no quarto ano de direito. Por conta dessa experiência entendo que estou pronta para governar a cidade de Botucatu, disse Rose em um trecho de sua entrevista.  

Inversão de nomes na Família Ielo

Arquivo Acontece Botucatu

Desde 2016 o ex-prefeito Mário Ielo tinha a primazia do sobrenome dentro do PDT, quando foi candidato a Prefeito pela sigla. Ele também disputou a Prefeitura nas eleições de 1996, 2000, 2004 e 2012 pelo PT.

Mário Ielo foi eleito e reeleito Prefeito de Botucatu em 2000 e 2004 respectivamente. Ocorre que desde então viu seus números nas urnas serem reduzidos drasticamente, perdendo a disputa municipal em 2012, 2016 e 2020, além da campanha para Deputado Federal em 2022.

Já Rose Ielo, foi eleita vereadora nas últimas três eleições em que seu marido foi derrotado. O movimento agora será inverso, com o ex-Prefeito sendo pré-candidato a vereador até as convenções partidárias.

Em 2020 Rose Ielo foi reeleita para um terceiro mandato em uma nova definição na distribuição dos votos, com o PDT fazendo apenas uma vaga na Câmara. Foram 446 votos a menos do que na eleição anterior (1766/1320), ficando apenas 5 votos distantes de seu então companheiro de Partido Carlos Trigo.

Alianças

Na entrevista à Criativa FM a vereadora confirmou que há conversas para convergir em uma aliança de esquerda, mas disse que não abriria mão de ser a candidata na chapa. Ela também comentou que já teve conversas para compor com o André Spadaro, pré-candidato do Republicanos, mas as conversas não tiveram uma definição.

A entrevista completa pode ser vista no Youtube da Criativa FM.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento