Projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros em Botucatu é aprovado na Câmara

Política
Projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros em Botucatu é aprovado na Câmara 19 dezembro 2022

Foi aprovado na noite desta segunda-feira, dia 19, o projeto que reserva de 20% das vagas em concursos públicos para negros em Botucatu. A matéria é de autoria do vereador Palhinha (União).

O Projeto de Lei nº 100/2022 prevê reserva de 20% para negros em vagas oferecidas nos concursos e processos seletivos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da Administração Pública Municipal.

“A matéria visa promover ações relacionadas à igualdade de oportunidades e à inclusão social, independente de raça, etnia ou origem, o que vai ao encontro aos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, disse o presidente da casa em sua justificativa inicial na última sessão.

Nesta segunda ele usou novamente a palavra e fez um paralelo do histórico da libertação dos escravos no país. Alegou que o Brasil foi o último a libertar os escravos no ocidente, não os preparando para a vida após a abertura das senzalas.

No dia 11 deste mês, quando seria votado, o Projeto teve pedido de vista do Vereador Abelardo. O legislador apresentou sua justificativa na sessão e o Projeto recebeu emenda, aprovada pelos vereadores.

Antes da votação na noite de hoje, os trabalhos foram suspensos, para que uma representante da comunidade negra pudesse falar com os vereadores.

Projeto e emenda foram aprovados por unanimidade. Agora lei, ela segue para sanção do Prefeito de Botucatu.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Fim de ano Caio
Oferecimento