Prefeito de São Manuel pode ser cassado nesta sexta-feira em sessão da Câmara

Política
Prefeito de São Manuel pode ser cassado nesta sexta-feira em sessão da Câmara 19 outubro 2017

 

Foto: Alin Felipe

A Comissão Processante da Câmara Municipal de São Manuel aprovou na tarde de quarta-feira, dia 18, um parecer que pede a continuidade da denúncia contra o Prefeito Ricardo Salaro (PPS). A situação do chefe do executivo é crítica, pois não há garantia de que conseguirá os votos necessários para se manter no cargo.

Agora o parecer segue para ser votado em plenário. Composta pelos vereadores Paulo Zapparoli (Presidente) João Paulo Piovan (Relator) e Alexandra Guimarães (Membro), a comissão decidiu por 2 Votos (Paulo Zapparoli e Alexandra Guimarães) a favor e 1 contrário (João Paulo Piovan) pela continuação da denúncia contra o Prefeito.

Na denúncia feita pelo cidadão Rodrigo Tomaz, conhecido como Pardal, diz que o prefeito fez pagamentos irregulares a uma empresa terceirizada, por uma empresa vencedora de uma licitação na administração passada, para a construção de uma creche nas COHAB 1 e 2. Ainda segundo o denunciante, o Prefeito enviou à Câmara Municipal documentos contraditórios ou falsos quando solicitados pelo legislativo.

Segundo a denúncia, uma construtora teria sido contratada por R$ 80 mil, de forma ilegal, para fazer a obra. A creche da Cohab 2 deveria ter ficado pronta em 2016

Arquivo Acontece Botucatu

Após a aprovação do relatório, a Comissão, comunicou a Mesa Diretora da Câmara que já notificou o Prefeito sobre a defesa e convocou uma sessão extraordinária para esta sexta-feira, dia 20, às 14h00. Na Sessão caberá ao plenário da casa, composto pelos 13 vereadores, decidir sobre o parecer dado pela comissão.

Os trabalhos começam com a leitura de partes do processo e em seguida será feita a leitura do parecer da comissão. Depois será aberta a palavra livre para cada vereador se pronunciar por 15 minutos, caso queiram. A sessão deve demorar horas.

Após a pronúncia dos vereadores, a defesa do Prefeito ou o próprio Prefeito poderá discursar por duas horas, fazendo sua defesa perante o plenário. Terminado o tempo da Defesa, o Presidente da Câmara abrirá a votação nominal, onde cada vereador será chamado para falar seu voto abertamente.
Votam na ordem:

Profº Ailton Morrão.
Alexandra Guimaraes.
André Moscatelli.
Anízio Pete
Evaldo Pelé
Fernando Fefê
Jacó
João Paulo Piovan
Drº Marco Aurélio Micheletto
Odirlei Felix (Baixinho)
Drº Omar
Paulo Zapparoli
Silvio Franco

Como a comissão recomendou a continuidade da denúncia contra o prefeito em plenário, os vereadores votam SIM para a cassação do mandato e NÃO para continuidade do Prefeito no cargo. Em caso de cassação, o presidente da Câmara fará de imediato um Decreto Legislativo de cassação do Prefeito e em seguida dará posse ao Vice Major Rubim.

Caso o plenário votar contrário ao parecer da comissão, será feito o arquivamento imediato da denúncia pelo Presidente da Câmara. São necessários nove votos (2/3 dos votos) para que o mandato do Prefeito seja cassado e cinco votos favoráveis ao prefeito para que ele continue no cargo.

As informações são da FM Integração 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento