Foto – Divulgação
José Antônio Tedeschi, juiz eleitoral da 26ª Zona Eleitoral, que agrega as cidades de Botucatu, Itatinga e Pardinho, está informando que termina nesta quinta-feira, dia 21, o prazo para o eleitor requerer sua habilitação para votar em trânsito no primeiro ou no segundo turno das eleições de 2014 para presidente e vice-presidente da República. O interessado que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia das eleições deverá indicar em qualquer cartório umas das 92 cidades onde pretende votar.
Para votar em trânsito é preciso que o eleitor esteja com a situação regular no cadastro eleitoral e apresente um documento oficial com foto. Uma vez cadastrado nessa modalidade, o eleitor ficará automaticamente apto a votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas será desabilitado para votar na sua seção de origem. A alteração ou o cancelamento da habilitação poderão ser requeridos até o término do prazo para o pedido.
Novidade
Nestas eleições gerais, não só as capitais estarão aptas a oferecer a modalidade de voto em trânsito, mas também os municípios com mais de 200 mil eleitores, totalizando 92 cidades brasileiras. A novidade foi implantada pela Resolução TSE nº 23.399/2013, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições. Nas eleições gerais de 2010, essa possibilidade ficou restrita às capitais. Naquele ano, 80.419 eleitores registraram o pedido para votar em trânsito no primeiro turno e 76.458 no segundo turno.
Devido o número de eleitores ser abaixo dos 200 mil, a 26ª Zona Eleitora não está na lista das cidades aptas ao voto em trânsito, mas o pedido poderá ser feito pessoalmente no Cartório Eleitoral. Bauru é o município mais próximo para efetuar o voto. Mais informação podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536 ou 3815-5379. O Cartório Eleitoral está localizado a Rua Dr. Cardoso de Almeida, 1026, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Compartilhe esta notícia