Parlamentar incentiva deficientes a procurarem o Nape

Política
Parlamentar incentiva deficientes a procurarem o Nape 17 dezembro 2011

O vereador Carlos Trigo (PT) está incentivando os deficientes a procurarem o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) ‘Alcyr de Oliveira’, que chega ao 6º ano de funcionamento. O parlamentar frisa que a entidade representa uma conquista para essa parcela da população e uma possibilidade de inclusão social. “É um espaço de aprendizagem para deficientes visuais e auditivos, que conta com estrutura e equipamentos adequados para a função”, coloca.

Trigo relata que o Nape dispõe de sala de recursos para deficientes visuais (para aprendizagem do método Braille), sala de recursos para deficientes auditivos (para aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras), impressora Braille, Scanner, Lupa Eletrônica, computadores com programas específicos, computadores para pessoas com baixa visão, telefone para surdos, entre outros equipamentos.

O vereador destaca a relevância do Núcleo para a comunidade botucatuense com base em sua própria experiência. “Antes, os deficientes visuais não encontravam sequer espaços para aprenderem o método Braille”, conta. “Equipamentos como impressora Braille e Scanner, então, eram apenas uma utopia”, relata.

Carlos Trigo ainda relata que, na época em que cursava a graduação em Serviço Social, solicitava apoio de voluntários para lerem e gravarem textos para poder estudar. “Hoje, isso não seria mais necessário, já que o Nape possui esses recursos gratuitamente”, ressalta.

Dessa forma, o parlamentar destaca que a festividade do Nape, denominada “Semana de Portas Abertas”, tem por objetivo chamar a população para conhecer os serviços prestados pela entidade, de modo que o atendimento oferecido pelo Núcleo seja divulgado. “Assim, esperamos que mais deficientes visuais e auditivos venham ao Nape e o utilizem como ferramenta de estudos com vista na inclusão social”, finaliza.

O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) ‘Alcyr de Oliveira’ fica na Rua Amando de Barros, nº 520, Centro. A entidade manterá suas ‘Portas Abertas’ ? comunidade até a sexta-feira (16), das 8 ? s 17 horas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento