O vereador Carlos Trigo (PT) está incentivando os deficientes a procurarem o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) Alcyr de Oliveira, que chega ao 6º ano de funcionamento. O parlamentar frisa que a entidade representa uma conquista para essa parcela da população e uma possibilidade de inclusão social. É um espaço de aprendizagem para deficientes visuais e auditivos, que conta com estrutura e equipamentos adequados para a função, coloca.
Trigo relata que o Nape dispõe de sala de recursos para deficientes visuais (para aprendizagem do método Braille), sala de recursos para deficientes auditivos (para aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais Libras), impressora Braille, Scanner, Lupa Eletrônica, computadores com programas específicos, computadores para pessoas com baixa visão, telefone para surdos, entre outros equipamentos.
O vereador destaca a relevância do Núcleo para a comunidade botucatuense com base em sua própria experiência. Antes, os deficientes visuais não encontravam sequer espaços para aprenderem o método Braille, conta. Equipamentos como impressora Braille e Scanner, então, eram apenas uma utopia, relata.
Carlos Trigo ainda relata que, na época em que cursava a graduação em Serviço Social, solicitava apoio de voluntários para lerem e gravarem textos para poder estudar. Hoje, isso não seria mais necessário, já que o Nape possui esses recursos gratuitamente, ressalta.
Dessa forma, o parlamentar destaca que a festividade do Nape, denominada Semana de Portas Abertas, tem por objetivo chamar a população para conhecer os serviços prestados pela entidade, de modo que o atendimento oferecido pelo Núcleo seja divulgado. Assim, esperamos que mais deficientes visuais e auditivos venham ao Nape e o utilizem como ferramenta de estudos com vista na inclusão social, finaliza.
O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) Alcyr de Oliveira fica na Rua Amando de Barros, nº 520, Centro. A entidade manterá suas Portas Abertas ? comunidade até a sexta-feira (16), das 8 ? s 17 horas.
Compartilhe esta notícia