Os bastidores da união Fábio Leite e André Spadaro em Botucatu

Política
Os bastidores da união Fábio Leite e André Spadaro em Botucatu 03 agosto 2024

Decisão da junção começou na quarta-feira (31/07) com a ‘visita do Governador Tarcísio de Freitas’

A união de Fábio Leite e André Spadaro foi a maior surpresa da política botucatuense nos últimos tempos, principalmente pela forma como ocorreu e por se concretizar aos 45 do segundo tempo (mais acréscimos). Era inimaginável.

Enquanto Republicanos, PL, PRD e parte do PSB montavam o cenário para a convenção de sexta à noite, que oficializaria André Spadaro como candidato, a situação começou a mudar. A falta de um vice, faltando poucas horas para a decisão causava estranheza.

Enquanto isso, uma ligação (do Palácio dos Bandeirantes) começava a causar o alvoroço que se tornaria a tarde de 02 de agosto de 2024. Na sequência vários telefones tocaram. De Mário Pardini, de André Spadaro, de Fábio Leite e de alguns assessores mais próximos.

Quando Pardini ligou para André Spadaro na parte da tarde desta sexta-feira, uma pessoa bem próxima do cardiologista disse para ele: “Faça o que seu coração mandar”.

“Um milagre que começou com a vinda do Governador na quarta-feira (31)”, disse um dos atores principais dessa virada.

Após a ligação, uma reunião dentro de um VW Fusca estacionado atrás da Apae selou tudo. No carro estavam Pardini e Spadaro e aos telefones Tarcísio de Freitas e Gilberto Kassab.

A visita de Tarcísio de Freitas foi determinante. Há quem diga que a entrega das casas foi apenas uma desculpa. Ele veio mesmo para resolver uma treta interna, como disse uma fonte ao Acontece Botucatu.

Após cumprir sua agenda, Tarcísio visitou a represa do Rio Pardo, algo que não estava previsto e nem foi divulgado por sua assessoria. O fato ocorreu minutos depois de Governador e Prefeito rasgarem elogios mútuos em discursos. No local ele esteve acompanhado do Prefeito de Botucatu Mário Pardini e do pré-candidato Fábio Leite.

Segundo levantado pelo Acontece Botucatu, ele conversou com ambos, gravou um vídeo com ambos, tirou foto com ambos e declarou apoio a Fábio Leite. Tudo certo, mas como ficava o pré-candidato do seu partido em Botucatu (Spadaro do Republicanos)? Sem contar que no governo paulista existe a figura poderosa do Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, um dos avalistas em nível estadual da candidatura de Leite. Era uma situação estranha ou intrigante. Estava selado ali o destino dessa fusão, segundo fontes.

Foto divulgada pela pré-campanha de Fábio Leite

A união dos nomes foi cogitada meses atrás. Sim, integrantes das equipes sentaram-se à mesa e discutiram propostas de fusão. Tinha até clausula no meio, em caso de descumprimento do que seria acertado, segundo fontes de bastidores.

Ali a junção ficou improvável, não por vontade dos pré-candidatos, mas ambos já tinham andado muito e se comprometido com outras partes. Apesar de todos os esforços do Prefeito Mário Pardini e o do ex-prefeito João Cury, não houve acerto, embora Pardini tenha dito em uma entrevista à Rádio Criativa: “uma pena que isso não deu certo, ainda”.

A situação ficou quase irreversível quando Fábio Leite anunciou o vereador Marcelo Sleiman (MDB) como seu vice. Consultado pelo Acontece Botucatu sobre a possibilidade de ainda haver uma chance de união com Spadaro, Fabio disse em letras garrafais “NENHUMA CHANCE”.

Embora não houvesse vice pelos lados de Spadaro, a união estava sepultada e só um milagre poderia colocar a ressureição do assunto. O ‘milagre’ neste caso atendeu pelo nome de Tarcísio de Freitas.

Fábio Leite e André Spadaro, registre-se, sempre tiveram ótimas relações. Estiveram juntos na eleição de 2022, quando o ex-secretário de saúde foi candidato a deputado estadual. Curiosamente combateram em um cenário onde os atuais apoiadores de Spadaro eram adversários, atuando na fracassada tentativa de reeleição de Fernando Cury.

Por fim, o lendário vereador Progresso Garcia proferiu uma frase que se tornou um bordão político em Botucatu: “Na política só não vi boi voar”.

“Voou…🙏🏻”, sentenciou para o Acontece Botucatu uma fonte para confirmar a notícia.

Leia também

Fábio Leite e André Spadaro farão fusão de candidaturas em Botucatu
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento