Marcelo Emílio será o novo Secretário Municipal de Segurança

Política
Marcelo Emílio será o novo Secretário Municipal de Segurança 01 fevereiro 2018
Novo chefe: Marcelo Emílio de Oliveira já faz parte da atual administração e possui 20 anos de Polícia Civil no currículo

A administração Mário Pardini terá novo personagem nos próximos dias. Vaga desde dezembro de 2017, a Secretaria de Segurança já possui um nome e que deve ser anunciado em breve.

A ausência de comando na pasta já era motivo de muita preocupação nos bastidores e a demora para anunciar nomes gerava muito desconforto em diversos setores da administração. Na segurança, por exemplo, havia uma apreensão com a falta de comando, situação que se apresentava quase que insustentável.

O nome certo para a pasta era do Delegado titular da DISE, Paulo Buchignani, anunciado em algumas oportunidades pelo próprio Chefe do Executivo como futuro comandante da Segurança. Mas problemas burocráticos com sua aposentadoria fizeram Mário Pardini desistir de uma ideia que nasceu junto com sua candidatura ao cargo de Prefeito de Botucatu.

Diante desse cenário, Mário Pardini, ao que parece, encontrou uma solução ‘caseira’ em sua administração para a Segurança. Segundo averiguou o Acontece Botucatu, o nome do advogado Marcelo Emílio de Oliveira ganhou força nos últimos dias e será anunciado até a próxima semana.

O principal desafio do novo Secretário, é claro, será a Guarda Municipal. Modelo para muitas cidades no estado, há rumores de descontentamento por parte da tropa desde os tempos do antigo Secretário, Adjair de Campos. O próprio Pardini confirmou essa desconfiança em entrevista recente à Rádio Criativa FM.

Ainda não se sabe se haverá troca de comando na Guarda, o que seria natural com um novo Secretário. O comando da GCM está com Sérgio Luiz Bavia há mais de 7 anos.

Quem é o novo Secretário?

Marcelo Emílio é Procurador concursado do Município

Advogado na formação, Marcelo Emílio de Oliveira é Procurador concursado do Município, o que fará com que a Prefeitura economize nos ‘vencimentos’ de um cargo de confiança como o de Secretário. Em sua vida profissional possui ainda 20 anos de experiência na Polícia Civil.

Antes de assumir a Prefeitura, Mário Pardini o chamou de um dos ‘chips de memória’ da administração João Cury, o convidando para fazer parte de seu governo, pois tinha larga experiência na área de convênios. Hoje é Adjunto de Governo.

Emílio já teve papel de protagonista no governo passado. Em abril de 2016 assumiu a titularidade da então poderosa Secretária de Governo, quando Caco Colenci deixou a administração João Cury para disputar a eleição municipal como vice de Mário Ielo. Antes disso foi Chefe de Gabinete.

Em agosto de 2016, um AVC Hemorrágico quase tirou o advogado da vida pública. Após um breve período de recuperação, onde chegou a ficar dias internado na UTI dos Hospital das Clínicas, voltou a tempo de participar do Plano de Governo que elegeu Pardini na eleição de outubro do mesmo ano.

E na Cultura?

Ainda não há um nome especulado para a pasta da Cultura, segundo apurou o Acontece Botucatu. E esse tempo de espera pode ser um pouco maior, pois Pardini ainda tem dúvidas sobre os rumos dessa Secretária. Há um viés político por trás dessa decisão.

Em 16 de dezembro do ano passado, Professor Caldas, então Secretário, pediu exoneração alegando problemas pessoais. Processos que envolvem seu nome no Ministério Público por incompatibilidade de cargos e salários com a Unesp durante a administração passada também pressionou o ex-vice Prefeito a deixar o cargo.

Disputada, a Cultura tem um lado político que causa um forte entrave, afinal, o PC do B é o ‘dono’ da pasta desde os tempos de Mário Ielo, passando pelas administrações João Cury e o primeiro ano de Mário Pardini. Houve até recentemente uma tentativa de Lobby para que alguns nomes internados da pasta fossem efetivados, segundo membros da própria Secretaria. Não deu certo.

Muitos compreendem que a ausência de um Secretário de Cultura às vésperas do Carnaval, maior evento da pasta do ano, é inadmissível. Para se ter uma ideia, Curumim, Secretário de Participação Popular, está chefiando os trabalhos para a folia. O Acontece Botucatu acompanha.

 

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento