Fotos: Valéria Cuter
Terá início na manhã desta terça-feira (21) o Horário Eleitoral Gratuito nas rádios e televisões de todo País, onde os candidatos a prefeito e vereadores poderão expor seus planos de gestão visando a eleição municipal de 2012, que acontece em outubro. Para isso, os meios de comunicação envolvidos no processo, adequaram suas respectivas grades de programação.
O horário gratuito será inserido na programação das emissoras entre os dias 21 de agosto a 4 de outubro de 2012. As emissoras de rádio de Botucatu Cidade, obrigatoriamente, deverão reservar o período de uma hora diária (dividida em dois blocos) aos candidatos a prefeito e vereador. Na televisão os telespectadores de Botucatu só poderão assistir as propagandas das cidades onde estão as geradoras dos canais abertos (Bauru, Marília ou Jaú).
Igor Ignácio, chefe de Cartório Eleitoral da 26º Zona de Botucatu espera que a campanha nas rádios seja desenvolvida de maneira tranquila, sem agressões pessoais, mas já está preparado para receber pedidos de direito de resposta, assim como fazer respeitar as demais regras sobre propaganda eleitoral gratuita no rádio.
A propaganda da eleição majoritária, ou seja, prefeito e vice-prefeito será feita as segundas, quartas e sextas-feiras em dois horários: das 7 ? s 7h30 e das 12 ? s 12h30. Manterá uma rotatividade diária, ou seja, o primeiro do dia, vai para segundo no outro dia e o terceiro vai para primeiro e assim, sucessivamente, até o último dia previsto pela lei eleitoral.
Quem abre o Horário Eleitoral Gratuito em Botucatu para prefeito é o PSOL, que tem na chapa o candidato Gustavo Henrique Passerini Alves e a vice Vanessa Ito Camargo, da oposição, que não tem candidatos a vereador e terá o tempo de 3´2716, nos três dias reservados a prefeito.
Em seguida entra no ar a propaganda da coligação Todos Juntos Pelo Melhor, da situação, encabeçada pelo prefeito João Cury e o vice Antônio Luiz Caldas Júnior que terá em cada horário estipulado pela Justiça Eleitoral um tempo de 14´2322. Cury/Caldas tem a adesão de 14 partidos: PSDB, PCdoB, PR, PP, PV, PDT, PTB, PSL, PSC, PPS, DEM, PSB, PTN e PHS e na soma dos dois horários diários contará com 28´4644.
Na sequencia quem faz a propaganda é a coligação Botucatu Para Todos, da oposição, encabeçada por Mário Ielo e Júnior Colenci que terá ? disposição em cada horário 12´0962, e apoio de 07 partidos: PT, PMDB, PRB, PPL, PTC, PSDC e PSD.
{n}Proporcional{/n}
Já para a proporcional (vereador) a propaganda das terças-feiras, quintas e sábados obedecerá os mesmos horários da eleição majoritária, dividida em seis blocos, mantendo rotatividade diária sucessiva, ou seja, o primeiro do dia vai para segundo no outro dia e este vai para terceiro, que vai para o quarto e este vai para o quinto que vai para o sexto e este vai para primeiro, para recomeçar a rotatividade.
A propaganda na eleição das coligações proporcionais foi dividida da seguinte forma seqüencial: PRB/PSD/PTC (04´04´´00); PT/PPL (05´08´´80); PSDB/PR (05´13´´60); PMDB/PSDC (04´40´´60), DEM/PPS/PSB/PSC (04´49´´60) e PCdoB/ PDT/PP/PTB/PSL/PV (06´04´´00).
O juiz eleitoral distribuiu os horários reservados ? propaganda de cada eleição entre os partidos políticos e as coligações que tenham candidato, observados os seguintes critérios (Lei nº 9.504/97, art. 47, § 2º, I e II; Ac.-TSE nº 8.427, de 30.10.86): um terço, igualitariamente; dois terços, proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos políticos que a integrarem.
Compartilhe esta notícia