Em Brasília, Ministro dá sinal verde para construção de viaduto em Botucatu

Política
Em Brasília, Ministro dá sinal verde para construção de viaduto em Botucatu 09 maio 2017

 

Uma comitiva botucatuense esteve em Brasília na tarde desta terça-feira, dia 09, para uma audiência com o Ministro dos Transportes Maurício Quintella (PR). Coma havia publicado o Acontece Botucatu, o encontro foi agendado pelo Deputado Federal Milton Monti, que é do mesmo partido e também uma pessoa próxima do Ministro, para definir o início da construção do viaduto que ligará os bairros Jardim Cristina e Jardim Paraíso.

No grupo que se reuniu no Ministério dos Transportes estava, além do próprio Deputado Federal Milton Monti, também o Prefeito de Botucatu Mário Pardini, o Deputado Estadual Fernando Cury, o Vice-Prefeito André Peres e o Secretário Municipal de Habitação, José Carlos Broto, pois o grupo também iria visitar o Ministério das Cidades para tratar sobre casas populares.

O ex-Prefeito de Botucatu João Cury não esteve presente, alegando agenda lotada como presidente do FDE. Nesta segunda-feira, 08, porém, ele postou em sua página no Facebook que recebeu um telefonema de pessoas que trabalham com o Presidente Michel Temer afirmando que o início das obras estava confirmado.

“Construção de muitas mãos como já falamos à exaustão, esta obra é mérito do povo de Botucatu. Acabamos se ser informados que o Viaduto que interligará o Jardim Paraíso aos Bairros Jardim Cristina e Arlindo Durant, terá início nos próximos 90 dias”, escreveu assim que deixou a audiência o Prefeito Mário Pardini em sua página no Facebook.

A obra viária é um sonho antigo da cidade. Trata-se da terceira transposição de linha férrea em Botucatu, sendo que as outras são o chamado pontilhão e o viaduto Bento Natel, construído há mais de 40 anos sob a administração Plínio Paganini. A passagem deve gerar maior fluidez ao trânsito de Botucatu, além de gerar uma carga interessante de empregos.

“Agora, o ministro Mauricio Quintella afirmou, diante de nós, que Botucatu está na lista dos municípios contemplados com o PAC e a obra do viaduto será iniciada ainda em 2017, com uma expectativa de começar dentro dos próximos 60, 90 dias. Estou muito feliz de poder acompanhar tudo isso e conferir de perto que a união de forças, mais uma vez, vai reverter o trabalho em benefícios para a população. Esse é o principal objetivo nosso, de homens públicos, de atuar de forma incansável para melhorar a vida das pessoas”, escreveu o Deputado Estadual Fernando Cury na internet.

Promessa de obras iniciadas em breve

As obras do viaduto terão início em aproximadamente 90 dias, ou seja, um prazo um pouco maior do que o anunciado na última semana por Milton Monti, que falava em 60 dias. Existe a expectativa de que o próprio Ministro dos Transporte Maurício Quintella esteja em Botucatu para o início das obras.

A obra, licitada em 2014, tinha o valor inicial de R$ 12 milhões. Hoje ela deve estar na casa dos R$ 15 milhões. A construção será supervisionada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que contratou a empresa Contersolo, sediada no Paraná.

O licenciamento é de responsabilidade da Prefeitura. O projeto prevê a construção de um viaduto de 140 metros de extensão para ligar diversos bairros como Vila Maria, Vila Ema, Jardim Cristina entre outros ao Jardim Paraíso, transpondo a linha férrea e o ribeirão Lavapés.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento