Eleição para Presidência da Câmara em Botucatu deve movimentar os bastidores nas próximas semanas

Política
Eleição para Presidência da Câmara em Botucatu deve movimentar os bastidores nas próximas semanas 18 novembro 2020

Passada a eleição do último dia 15, com a definição dos 11 vereadores da próxima legislatura, uma outra discussão deve ganhar corpo nas próximas semanas, a escolha do Presidente do Legislativo para o biênio 2021/2022.

Na formação que toma posse no dia 01 de janeiro, apenas um nome figura na chamada oposição ao governo Mário Pardini. Rose Ielo (PDT) deverá seguir nesse papel, agora sem a figura de Carlos Trigo que lhe acompanhava nas votações.

Os outros 10 vereadores foram eleitos na base do governo. Destes, existe a figura de Abelardo, que sempre se coloca como vereador independente, fato dificulta sua escolha para presidir o Poder Legislativo.

Abelardo, por sinal, sendo o mais votado com 2660 votos, vai presidir a cerimônia de posse de Prefeito e Vereadores no dia 01 de janeiro. A definição da presidência ocorrerá logo depois que Pardini tomar posse.

O nome mais comentado nos bastidores é o de Curumim, quarto mais bem votado com 1896, indo para sua quarta legislatura. Ocorre que o parlamentar pode voltar à Prefeitura, abrindo a chance de Lelo Pagani, primeiro suplente do PSDB.

Palhinha (DEM), Silvinho da Caio (Republicanos) e Erika Liao (Republicanos) são novatos e podem não encarar essa disputa no momento. Porém, a também novata Claudia Gabriel (DEM), dizem, pode encarar a disputa.

O que se sabe até o momento é que Marcelo Sleiman, eleito pelo DEM, também debutante, não quer ser Presidente. Em entrevista ao Acontece Botucatu, o servidor federal disse que não poderá abrir mão de suas atividades profissionais, o que é exigido pelo Regimento Interno da Câmara para o cargo.

Alessandra Lucchesi, do PSDB, indo para sua segunda legislatura, já encontrou em outras oportunidades impedimentos para assumir esse posto, visto que é Professora universitária.

Com todo esse cenário, o campo vai se abrindo para os vereadores Sargento Laudo (PSDB) e Cula (PSDB). Ambos já colocaram suas intenções em outras oportunidades e podem postular o cargo novamente. Cula é o atual vice-presidente do Legislativo.

Resta saber também como serão os movimentos do Prefeito reeleito Pardini nessa escolha. A votação para presidir o legislativo de Botucatu ocorrerá apenas no dia 01/01/2021, logo após a posse, mas a definição deve ocorrer bem antes.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento