Eleição em Botucatu: quem será vice de quem??? quem já foi descartado???

Política
Eleição em Botucatu: quem será vice de quem??? quem já foi descartado??? 19 julho 2024

As convenções partidárias ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto, mas não há ainda nenhuma definição. Bastidores estão agitados e muitos nomes já foram especulados e descartados.

Muitos nomes já foram especulados e descartados, mas não há uma defininação faltando poucos dias para as convenções

Faltando poucos dias para as convenções partidárias em Botucatu, o cenário continua indefinido. Ainda há muita discussão, principalmente na escolha dos vices.

Vamos falar aqui apenas do que não está definido. Não se trata de um cenário geral ou do que já está confirmado.

As convenções partidárias ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto. É neste momento em que tudo é decidido. E ao contrário de eleições anteriores, os pré-candidatos deixaram tudo para a última hora.

Fábio Leite do PSD, candidato apoiado pelo atual Prefeito Mário Pardini, terá um vice vindo do MDB. O vereador Marcelo Sleiman desponta como favorito nessa indicação, pelo menos no cenário atual.

Rodrigo Taborda, outrora cotado até para ser o cabeça da chapa, desidratou nos bastidores. Ele era o nome predileto de Pardini, o que teria causado uma saia justa em um primeiro momento.

O PSD de Pardini e Fábio Leite se alinhará com outros partidos que deverão oficializar a união nas convenções. Além do MDB, que foi em parte assediado para mudar de lado, também estarão na mesma trincheira as siglas PODEMOS, PP e PSDB. A convenção da sigla será no dia 04 de agosto.

Do lado do pré-candidato André Spadaro a situação se mostra totalmente indefinida. Após a negativa há dois meses da composição com Fábio Leite, o partido Republicanos flertou com alguns cenários.

Havia um movimento muito forte sobre o nome de Cacá Deleo, presidente da AAB e servidor da justiça estadual. Ao que parece, apesar da vontade de alguns, houve uma divergência sobre o nome e a indecisão fez o próprio Deleo desistir, segundo pessoas próximas.

A vereadora Alessandra Lucchesi, primeira a apoiar André Spadaro, teria saído do hall de prováveis vices. Críticas públicas de familiares da parlamentar ao pré-candidato evidenciaram isso. A foto publicada por André Spadaro ao lado de Bolsonaro teria causado a saia justa com comentários públicos. Embora tenha dito que nunca recebeu convite para ser a vice, seu nome era intensamente comentado nos primeiros meses do ano.

Abelardo (Republicanos), seria uma alternativa, porém, ele é figura central na chapa de pré-candidatos a vereador. O parlamentar é considerado o maior puxador de votos para a legenda.

A convenção do Republicanos de Spadaro, segundo a justiça eleitoral, ainda não foi marcada. Por hora, PL e PSB estão com o Republicanos na pré-campanha de Spadaro, mas há muita conversa nos bastidores entre os lados.

Por falar em bastidores, todos estão de olho nos movimentos de forças políticas importantes, algumas atuando em ambos os lados, dizem.

Já pelos lados do PDT, a convenção está marcada para o dia 23 de julho. Rose Ielo deverá ter sua candidatura confirmada. Não há até o momento publicidade sobre o nome do (a) vice.

Foi especulado que uma grande aliança de esquerda pudesse ser alicerçada para outubro, mas em suas entrevistas Rose Ielo afirmou que só aceitaria o cenário caso fosse cabeça de chapa.

O que já está certo

A federação partidária PT, PC do B e PV lançou o nome de Domingos Neves como pré-candidato a Prefeito de Botucatu. Bernadete Francisco foi a indicada na chapa como pré-candidata a vice-prefeita e isso só mudará caso haja a união dos partidos de esquerda.

Por fim o PSOL já lançou Thalita Tavares como pré-candidata. E também só uma junção de partidos poderia mudar a situação.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento