Os profissionais de educação física já têm uma data especial para comemorar em Botucatu. Isso porque, na última sessão ordinária da Câmara Municipal, todos os legisladores aprovaram o Projeto de Lei 69/2014 de autoria do vereador João Elias (SDD) que definiu o dia primeiro de setembro de todos os anos como o Dia Municipal do Profissional de Educação Física. A lei já está em vigor e em 2014 a data já poderá ser lembrada.
Para conseguir a aprovação do projeto de lei, um pouco antes do início da Ordem do Dia da última sessão, o vereador pediu a suspensão dos trabalhos por 10 minutos para que a coordenadora de educação física da Prefeitura e professora universitária, Gisele Bertoloni, ocupasse a tribuna da Casa e falasse um pouco sobre sua área de atuação e também sobre os benefícios das atividades físicas na vida das pessoas.
De acordo com o autor da Lei, vereador João Elias, a ideia da criação da data veio com o objetivo de valorizar os profissionais. “São pessoas tecnicamente preparadas para trabalhar em atividades que envolvem a relação corpo e movimento e que atuam tanto na manutenção da saúde quanto na prevenção de doenças, como em casos de estresse, sedentarismo, hipertensão e doenças crônico-degenerativas”, justificou o vereador.
A escolha pelo dia primeiro de setembro se deu pelo fato de que em 1998, nesta mesma data, a profissão de educador físico foi regulamentada no Brasil, quando entrou em vigor a Lei de número 9.696/1998 que determinou a criação do Conselho Federal e Conselho Regional de Educação Física.
A falta de atividade física associada a uma alimentação desregrada tem como resultado as doenças cardiovasculares, maior causa de morte no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% das doenças estão ligadas ao estilo de vida. A prática e os investimentos em educação física poderiam trazer uma economia de 50% do que se gasta para combater as doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo.
Compartilhe esta notícia