Segundo apurou o Acontece Botucatu, mesa diretora da Câmara já tem sua formatação por grupo que forma maioria no poder legislativo
Antônio Carlos Vaz de Almeida, o Cula (MDB), deverá ser eleito novamente presidente da Câmara de Vereadores. A eleição da mesa diretora para o primeiro biênio (2025/2026) da nova legislatura ocorrerá na quarta-feira (01) após a posse.
Cula é o atual presidente da Câmara, mas como se trata de uma nova legislatura, não se aplica o termo reeleição.
Como aconteceu em outras oportunidades, é provável que Abelardo (Republicanos) coloque seu nome na disputa. Isso seria apenas uma formalidade, já que o grupo que dará sustentação ao novo Prefeito Fábio Leite é maioria na Câmara e votará na ‘chapa’ encabeçada por Cula.
Na composição da mesa diretora da Câmara ainda consta o nome de Erika Liao (PSD) como primeira secretária e Lelo Pagani (PSDB) como segundo secretário. Nuno Garcia (Podemos) será o vice-presidente do legislativo botucatuense, mas esse cargo não compõe a mesa diretora.
Teoricamente falando, Cula conta com os votos de Sargento Laudo (PSD), Curumim (PSDB), Lelo Pagani (PSDB), Erika Liao (PSD), Carlos Trigo (MDB), Nuno Garcia (PODEMOS), Valmir Reis (PP) e Welinton Japa (MDB), além de seu próprio. Abelardo (Republicanos) e Mário Ielo (PDT) não devem seguir seus pares, pois deverão tomar posições independentes.
Também neste dia serão definidas as composições das comissões da Câmara. Tradicionalmente as principais ficam com o grupo que detém maioria no legislativo.
Mudança logo no início
Após a posse e eleição da mesa diretora e comissões, os vereadores Curumim e Sargento Laudo devem se afastar da Casa de Leis. Eles serão respectivamente Secretário do Prefeito e de Segurança Pública.
Zé Fernandes (PSDB) e Thiago Padovan (PSD) assumem as cadeiras e tomarão posse posteriormente.
Compartilhe esta notícia