Comarca de Botucatu espera 106.180 mil eleitores em 3 de outubro

Política
Comarca de Botucatu espera 106.180 mil eleitores em 3 de outubro 29 agosto 2010

O Juiz eleitoral da Comarca Luciano José Forster Júnior e a chefe do Cartório Eleitoral, Jane Leme, já fizeram a auditoria nas urnas que estarão disponibilizadas nas escolas para as eleições do dia 3 de outubro na Comarca que agrega as cidades de Botucatu, Itatinga e Pardinho.

Para Botucatu que tem 88.656 eleitores foram reservadas 237 urnas. Já Itatinga com 12.904 eleitores terá 33 urnas e Pardinho contando com 4.620 eleitores terá 13 urnas. No total serão computados na Comarca de Botucatu 106.180 votos, em 283 urnas. Isso sem contar dos 12 mil casos previstos de pessoas que devem justificar o voto.

Nessa auditoria foi dada a carga eleitoral para cada urna, ou seja, o número exato de eleitores para cada unidade. Depois dessa vistoria geral, as urnas foram testadas, lacradas novamente e agora estão protegidas por forte esquema de segurança. Elas serão instaladas nas escolas no dia 2 de outubro, um dia antes do início da votação.

Segundo Jane Leme, a situação nestes dias que antecedem as eleições está tranqüila e nenhuma ação ou queixa de partido ou candidato foi computada. “As irregularidades que nós percebemos como placas amarradas em postes públicos ou em locais não permitidos estão sendo recolhidas, mas no geral tudo está tranqüilo e nossa expectativa é que continue assim até o final da eleição”, frisa a chefe do Cartório Eleitoral da Comarca. “Tudo está transcorrendo dentro do cronograma que estabelecemos”, acrescenta.

Ela acredita que no dia 3 de outubro não ocorrerão muitos problemas na votação. “Dependemos de computadores e é normal eles falharem alguma hora, mas estamos acostumados e se acontecer algum imprevisto teremos condições de sanar qualquer problema”, garante Leme.

A maior ressalva que o Cartório Eleitoral faz é com relação ? obrigatoriedade de o eleitor levar outro documento, além do Título de Eleitor, com identificação com fotografia. (art. 47, § 1º, da Res. TSE 23.218/2010). Somente serão considerados documentos oficias para esse fim: a Carteira de Identidade, as identidades funcionais, o Certificado de Reservista, a Carteira de Trabalho e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a devida foto.

Nunca é demais lembrar que o 1º turno das eleições de 2010 acontecerá no dia 3 de outubro em todo o País. Caso haja o 2º turno, ele será realizado no dia 31 de outubro. A votação ocorrerá das 8 ? s 17 horas. Quem estiver na fila até as 17 horas receberá uma senha e poderá votar.

Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos (inclusive) são, por lei, obrigados a votar. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos e analfabetos. Caso a pessoa não votar no 1º turno, poderá votar normalmente no 2º turno, pois são eleições independentes, porém deverá justificar a falta no 1º turno, para não pagar multa.

Fotos: David Devidé

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento