Domingos Neves (PT), Fábio Leite (PSD), Rose Ielo (PDT) e Thalita Tavares (PSOL) disputam o voto botucatuense. Quem levará?
Chegou o dia. Botucatu vai eleger neste domingo (06) seu novo Prefeito ou Prefeita.
Mais do que eleger uma pessoa, o município decide seus rumos para os próximos quatro anos. Além de escolher a chefia do executivo, o botucatuense escolherá 11 representantes no legislativo.
Nos últimos 8 anos a cidade foi governada por Mário Pardini, que deixará a Prefeitura com altos índices de aprovação, de acordo com pesquisas.
O atual cenário coloca dois homens e duas mulheres. Aliás, essa é a primeira vez que duas mulheres disputam a Prefeitura de Botucatu em um pleito eleitoral.
Por ordem alfabética, confira abaixo os quatro personagens da eleição 2024 à Prefeituta de Botucatu (fotos: Acontece Botucatu/Rádio Criativa).
Domingos Neves
Domingos Neves (PT) tem 52 anos e é servidor público. É o candidato da federação partidária PT, PC do B e PV.
Natural de Arapoema, estado de Tocantins, o candidato mora em Botucatu há 14 anos. Atualmente é analista administrativo do Hospital das Clínicas de Botucatu.
Neves também é delegado do SindiSaúde e membro do Conselho Deliberativo do HCFMB. Bernadete Francisco é sua candidata a vice-prefeita.
Fábio Leite
Fábio Leite (PSD) tem 48 anos e é engenheiro e administrador. Entrou na disputa como o candidato de Mário Pardini.
Foi Secretário de Governo desde o primeiro mandato do atual Prefeito. Nesta pasta está inserida a economia do município.
O candidato foi o administrador do orçamento da cidade desde 2017 até licenciar-se do cargo em abril. Emplacou em sua coligação os partidos PSD, PL, PSDB/CIDADANIA, PODEMOS, PP, MDB, REPUBLICANOS, PRD e PSB.
Fábio Leite tem ao seu lado o ex-Secretário de Saúde de Botucatu André Spadaro.
Rose Ielo
Rose Ielo (PDT) tem 47 anos. É assistente social de formação e atualmente está em seu terceiro mandado como vereadora, eleita consecutivamente em 2012, 2016 e 2020.
Foi lançada candidata em 2024 em um movimento contrário de seu partido. Nas últimas eleições foi candidata ao legislativo, quando seu marido, o ex-prefeito Mário Ielo, tentava um retorno ao executivo. Houve uma inversão nesta eleição.
Rose Ielo se configurou como a principal voz de oposição ao governo. Esse papel, na maior parte solitário, é desempenhado desde o segundo governo João Cury, passando pelas duas gestões de Mário Pardini.
Não há uma coligação. No majoritário, como no proporcional, o PDT optou pela chamada chapa puro sangue.
Thalita Tavares
A Biomédica Thalita Tavares tem 37 anos. É a candidata da federação que une os partidos PSOL e Rede Sustentabilidade.
Thalita Tavares atua na área da saúde no município, com engajamento em causas sociais. O PSOL não lança um candidato ao Executivo desde 2016.
Essa não será a primeira vez de Thalita Tavares nas urnas. Em 2022 disputou a eleição para Deputado Estadual, obtendo em todo estado 2.777 votos. Se contar apenas Botucatu ela conseguiu 1.303 votos.
Seu candidato a vice-prefeito é Luiz Ribeiro.
Eleições 2024
Apresentação: Botica Oficinal
Patrocínio: Dr. Incêndio, Seven Motors, Associação das Empresas dos Distritos Industriais III e IV – AEDITQ – Botucatu e Central Supermercados.
Apoio: Peres & Aun Advogados Associados e Associação Atlética Botucatuense
Compartilhe esta notícia