A 26ª Zona Eleitoral de Botucatu deu início nesta quarta-feira, dia 04, a uma nova fase do projeto Cartório Itinerante. Até o dia 06 de setembro, a equipe da Justiça Eleitoral realizará a biometria com os funcionários da empresa Irizar.
A estimativa é atender mais de 200 pessoas neste período. A ação conta com o apoio do Recursos Humanos da empresa, que agendou e promoveu a divulgação junto aos funcionários. Esta será a segunda experiência de levar a biometria para dentro de uma empresa. A primeira foi na empresa Eucatex e os resultados foram excelentes, segundo o chefe do Cartório, Igor Ignácio.
“Nossa próxima parada é a Empresa Irizar, lá atenderemos todos os funcionários e terceirizados, levando um serviço de qualidade, célere e ao alcance do trabalhador, dos dias 04 a 06 de outubro. Muitas barreiras foram superadas para que pudéssemos realizar tal intento e em breve divulgarei tantos outros projetos que a Justiça Eleitoral de Botucatu fará, mas tenho certo que tudo isto só está acontecendo pela união de forças dos mais variados setores da sociedade”, disse.
Eleitores de Botucatu, Itatinga e Pardinho deverão se apresentar à Justiça Eleitoral para a revisão obrigatória do eleitorado, que tem como objetivo a coleta de dados biométricos com a atualização do cadastro eleitoral. O não comparecimento à revisão levará ao cancelamento do título de eleitor.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está implementando gradativamente o cadastramento biométrico obrigatório, mas desde outubro de 2015 a biometria está disponível em todos os cartórios eleitorais do Estado de forma opcional. Até o momento, mais de 6,5 milhões de paulistas possuem a identificação biométrica e eleitores de 15 municípios já são identificados pelas digitais nas eleições.
A biometria é uma tecnologia que confere total segurança à votação, pois a identificação do eleitor por meio das impressões digitais impede que uma pessoa se passe por outra ao votar. A revisão de eleitorado com coleta de dados biométricos para o biênio 2017-2018 está prevista na Resolução nº 395/2017 do TRE-SP.
Cancelamento de título
A pessoa que tiver o título cancelado ficará impedida de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.
Atendimento
O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência.
Em Botucatu, o atendimento será de segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h30. O Cartório Eleitoral está instalado na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro. Em Itatinga o posto da equipe eleitoral está instalado na Casa do Cidadão, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e em Pardinho das 8 às 12 horas e 13 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536/3815-5379.
Compartilhe esta notícia