Cartório Eleitoral inicia convocação de mesários

Política
Cartório Eleitoral inicia convocação de mesários 19 junho 2014

O chefe da 26ª Zona Eleitoral de Botucatu, Igor Inácio (no detalhe) informa que já foi iniciada, via Correios, a entrega das convocações dos mesários, secretários e presidentes que irão ajudar nos trabalhos das Eleições 2014. Os convocados terão de ficar atentos as datas de nomeação fixadas nas correspondências enviadas pela Justiça Eleitoral.

O período de nomeação para os convocados de Botucatu será de 14 a 18 de julho, no próprio Cartório Eleitoral. Para os mesários que irão trabalhar nas Eleições na cidade de Itatinga a nomeação está marcada para o dia 23 de julho, das 13 às 17 horas, na Casa do Cidadão. Já em Pardinho, os convocados deverão comparecer no dia 24 de julho, na Câmara Municipal, das 13 às 17 horas.

Quando nomeado, o mesário é obrigado a participar. Caso não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a nomeação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa será de 30 dias. As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na legislação eleitoral. Nesse caso, o cidadão estará sujeito à multa.

 

Trabalho

 

Compete ao mesário organizar os trabalhos dentro da seção eleitoral no dia da eleição. Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua zona, preferencialmente na escola em que vota, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.

Quem trabalha como mesário, tanto convocado como voluntário,  tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, se convocado. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. Ele podem, ainda, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar, desde que a instituição de ensino superior a que pertence o mesário tenha firmado convênio com o TRE-SP.

Na 26ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Botucatu, Itatinga e Pardinho, foram convocados 1.640 mesários. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que cerca de dois milhões de mesários trabalhem nas eleições de 2014.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536/3813-5379, ou pelo e-mail [email protected], ou pessoalmente no Cartório Eleitoral, que fica a rua Dr. Cardoso de Almeida, 1026.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento