Candidatura de João Cury a Deputado Federal começa a ganhar força

Política
Candidatura de João Cury a Deputado Federal começa a ganhar força 30 maio 2017

 

Parece cada vez mais eminente que o futuro do ex-Prefeito de Botucatu João Cury está em Brasília. Pelo menos dessa forma pensa e deseja o PSDB de São Paulo. Atualmente no comando da FDE, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, ele desperta uma articulação mais intensa dos caciques tucanos para as eleições de 2018.

Nas eleições gerais de 2014 o ex-prefeito teve forte atuação na campanha presidencial do partido, além de ser o principal cabo eleitoral do irmão, Fernando Cury (PPS), eleito Deputado Estadual. Na oportunidade, um dos dos trunfos de Fernando foi não sofrer a interferência de candidatos que historicamente caíam de paraquedas na cidade para angariar votos.

Pesos pesados como Pedro Tobias (Presidente estadual do PSDB) sequer pisaram em Botucatu durante a campanha. Muitos afirmam que as articulações de João Cury contribuíram para esse caminho livre na região. Fato é que Fernando Cury buscará, muito provavelmente, sua reeleição na Assembleia Legislativa e seu irmão mais velho tentará ser o primeiro político botucatuense a pisar na Câmara dos Deputados em Brasília desde Braz Nogueira, que no ano de 1966 foi eleito pela extinta Aliança Renovadora Nacional (ARENA).

O assunto, que já era dado como conta certa, agora vai ganhando corpo nos bastidores. Embora trate do assunto com muita cautela em público, João Cury admite que há um movimento para ampliar a representação da política regional em Brasília.

João Cury admite que lideranças querem sua candidatura

“Lideranças regionais estão cogitando o meu nome para deputado federal. Eu estou conversando com essas pessoas e quero ampliar o diálogo com as forças vivas da nossa região para avaliar sobre uma eventual candidatura. Todavia, hoje isso não está nas minhas prioridades. Estou me dedicando a cumprir as missões que assumi junto ao Governo do Estado, da melhor forma possível”, disse João Cury ao Acontece Botucatu.

Apesar do discurso cauteloso, a candidatura de João Cury vai ganhando coro entre as lideranças políticas de Botucatu. O Prefeito Mário Pardini, por exemplo, já soltava aos quatro cantos ainda durante a campanha eleitoral em outubro a provável candidatura de João Cury. Mas vem de Fernando Cury as palavras mais otimistas sobre o fato.

Foto Alesp Fernando Cury: “Já estou trabalhando pela candidatura dele”

“Eu acho importantíssimo para Botucatu e região. A cidade precisa de uma liderança e o João tem musculatura para ter sucesso na candidatura. Ele é conhecido pela gestão que fez em Botucatu e mostrou que tem força política pelo que ele fez na campanha presidencial. Mas eu fui ter a perfeita noção disso quando me tornei deputado e me surpreendi com influência política que ele tem. Deputados reconhecem a liderança dele, aliás, o próprio governador reconhece isso nesses poucos meses no comando da FDE. Isso o credencia e aumenta sua chance”, explicou ao Acontece Botucatu o Deputado Estadual Fernando Cury.

Fernando Cury afirmou que já está trabalhando pela candidatura do irmão. “Sim, já estou trabalhando para isso. Estou trabalhando para convencê-lo, pois ele ainda não tem essa certeza de que será candidato. Estou atuando para mobilizar meu time nessa candidatura”, disse Fernando Cury.

Milton Monti buscará sexto mandato em Brasília

Na região a briga será com Milton Monti (PR), dono de cinco mandatos como Deputado Federal. As animosidades entre ambos tiveram início já em 2016, quando o candidato de Cury venceu as eleições em São Manuel. Ricardo Salaro (PPS) derrotou de forma incontestável o irmão do Deputado, Marcos Monti (PR), que tentava a reeleição.

Recentemente o viaduto que ligará os bairros Jardim Cristina e Jardim Paraíso foi motivo de troca de farpas entre ambos. Monti deixou claro por diversas vezes sua insatisfação com o ex-prefeito de Botucatu. João Cury, por suas vez, adotou novamente uma fala conciliadora, dizendo que não tem nada contra Milton Monti. As cartas estão quase todas na mesa e os próximos meses serão decisivos para esse cenário.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento