Foi aprovado na Câmara Municipal de Botucatu o Projeto Lei Nº 69/2015 de iniciativa do vereador Lelo Pagani (PT), que instituiu em no Município o "Dia da Guarda Municipal" a ser comemorado no dia 10 de outubro de cada ano. A Guarda Municipal foi criada em Botucatu através do Projeto de Lei 4.340, pelo então prefeito Mário Ielo, em 5 de dezembro de 2002, entrando em operação em 3 de março de 2006.
O vereador autor do projeto justificou a sua propositura, tendo em vista os relevantes serviços prestados pelos agentes em Botucatu a toda população, tanto da zona urbana quanto da zona rural. O secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos, enalteceu a iniciativa.
“Foi uma importante homenagem aos guardas civis municipais, que prestam excelentes serviços a nossa comunidade diuturnamente”. colocou Campos, “Queremos parabenizar o vereador autor da matéria pela iniciativa, bem como agradecer a todos os demais vereadores da nossa Câmara Municipal, que aprovaram o projeto por unanimidade”, acrescentou o secretário.
Pagani cita que a Guarda Municipal evoluiu através do tempo e conta atualmente, com grupos especializados para o combate a criminalidade e confronto direto com marginais de alta periculosidade, assim como para prestar atendimento e apoio ao público.
Fazem parte deste contexto o Programa de Atendimento Familiar e ao Idoso (Pafi); Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Público (POPP); Programa de Atendimento a Pessoas com Deficiência (Proad); Grupamento de Patrulhamento Ambiental (GPA); Grupo Especial de Patrulhamento Ostensivo com Motocicleta (Gepom); Grupo de Ações Preventivas Especializadas (Gape); e Patrulha da Paz.
Compartilhe esta notícia