A Câmara de Vereadores de Pardinho (SP) vota nesta quarta-feira (6) se aceita uma denúncia por quebra de decoro protocolada nesta terça-feira (5) contra o vereador Célio de Barros, o Celião (PSDB), por conta de um suposto assédio cometido contra uma jornalista no município.
Segundo a denúncia feita pela própria jornalista, Celião, que também é presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta para investigar outro vereador envolvido em uma denúncia de desvio de verba pública, teria criticado a jornalista durante uma sessão da CEI e emitido um comentário de tom machista e ofensivo.
Em áudio entregue junto com a denúncia e que já circula nas redes sociais da cidade, o vereador teria dito o seguinte durante os trabalhos da CEI: “quando eu estava de prefeito, ela [jornalista] só faltava dar pra mim”. Procurado pelo g1, o vereador Célio de Barros não se manifestou até a publicação desta matéria.
Na sessão desta quarta-feira, os vereadores votarão se aceitam a denúncia e, em caso positivo, votam novamente pelo afastamento do parlamentar alvo da suposta quebra de decoro. Em ambos os casos, a aprovação se dará por maioria simples, ou seja, o voto de cinco dos nove vereadores.
Se o afastamento for aprovado, o suplente – Rodrigo Costa (PSDB) – já assume a vaga do vereador, tanto como parlamentar como presidente da CEI.
Na sequência, por sorteio, são definidos os integrantes de uma Comissão Processante (CP) que vai investigar a denúncia.
Se ao final das investigações o relatório da CP indicar a cassação do vereador suspeito, a aprovação do pedido precisará contar com maioria qualificada, ou seja, o voto favorável de seis dos nove vereadores.
Fonte: portal G1
Compartilhe esta notícia