Eleição para o biênio 2023/2024 tem Sílvio do Santos e Cula como principais candidatos
A Câmara de Vereadores de Botucatu deverá nos próximos dias definir o seu presidente para o biênio 2023-2024. A votação ocorre na próxima segunda-feira, dia 19.
Após a eleição de 2020, houve um acordo entre vereadores da base do Prefeito Mário Pardini de que o primeiro Biênio seria presidido por Rodrigo Palhinha (União). Na oportunidade, porém, não houve uma definição clara sobre o segundo biênio da atual legislatura.
Nos bastidores alguns parlamentares argumentam que o Presidente para 2023/2024 seria alguém do PSDB. Outros, no entanto, rechaçam que o acordo seria esse. Ser presidente do legislativo em ano de eleição, no caso em 2024, sempre é alvo de muito interesse.
Hoje dois parlamentares se declaram candidatos abertamente. Cula (PSDB) e Sílvio dos Santos (Republicanos). Ou seja, há uma divisão na base do Prefeito Mário Pardini. Sargento Laudo, também do PSDB, colocou seu nome à disposição, mas recuou.
O Prefeito de Botucatu, aliás, mantém a postura, pelo menos no discurso, de não interferir na eleição do Legislativo, ao contrário de seus antecessores. Abelardo e Rose Ielo também podem colocar seus nomes na disputa.
A situação de cada um é a seguinte em uma hipotética votação:
Sílvio dos Santos – receberia os votos (já declarados) do atual presidente Rodrigo Palhinha (União), Erika Liao (Republicanos), Marcelo Sleiman (União), além do próprio, contabilizando 4 votos.
Cula – receberia votos de Alessandra Lucchese (PSDB), Lelo Pagani (PSDB), Laudo (PSDB) e o próprio, totalizando 4 votos.
Outros nomes e fiéis da balança
Os fiéis da balança seriam Pedroso (DEM), que estaria inclinado a votar em Sílvio do Santos, Rose Ielo (PDT) e Abelardo (Republicanos). Entre os dois últimos, um poderia ser candidato, recebendo o voto do outro.
Em caso de empate na disputa, o vereador mais votado na eleição de 2020 será o Presidente. No pleito municipal Sílvio dos Santos conquistou 1511 votos. Cula obteve 1342 votos.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara ocorre na sessão da próxima segunda-feira, dia 19. O legislativo entrará em recesso posteriormente.
Botucatu libera dose de reforço contra Covid-19 para idosos acima de 70 anosCompartilhe esta notícia