Câmara concede título de Cidadão Botucatuense ao médico José Teodoro Veneziano Tonete

Política
Câmara concede título de Cidadão Botucatuense ao médico José Teodoro Veneziano Tonete 10 dezembro 2016

Nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, a Câmara Municipal de Botucatu realizou sessão solene para entrega do título de Cidadão Botucatuense ao médico José Teodoro Veneziano Tonete, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município. O autor do decreto legislativo que concedeu a honraria foi o vereador Fontão (PSDB).

Dr. Tonete, como é conhecido, é médico pediatra e nasceu em Birigui, em 28 de julho de 1947. Aos 18 anos, iniciou o Curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, atual Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Desde esta data, adotou Botucatu como a cidade que desenvolveria seus estudos e se realizaria profissionalmente. Foi aqui que cursou a residência médica em pediatria, no Hospital das Clínicas de Botucatu, e também abriu seu primeiro consultório.

O homenageado da noite permanece trabalhando em tempo integral desde 1983 até o presente momento, realizando atendimento neonatológico, pediátrico e hebiátrico às crianças e jovens de Botucatu e outros municípios da região e do estado de São Paulo, assim como de outros estados brasileiros e do exterior. Foi, inclusive, um dos pioneiros em neonatologia (atendimento na sala de parto), em Botucatu. Além de, como médico pediatra, contribuir com a promoção do nascimento, crescimento e desenvolvimento saudáveis, Dr. Tonete também tem uma atividade sólida na área administrativa: já atuou como secretário na Sociedade Brasileira de Pediatria; chefe do Departamento de Pediatria e vice-diretor clínico do Hospital Misericórdia Botucatuense; e diretor de Educação e Desenvolvimento da Unimed de Botucatu.

É competência do Poder Legislativo promover homenagens a pessoas de destaque. O título de Cidadão Botucatuense, por exemplo, é destinado a quem não nasceu em Botucatu, mas teve sua contribuição e atuação no município reconhecidas. “Essa é a maior honraria que o município pode conceder a uma pessoa e é um presente de Botucatu para o Dr. Tonete por seu jubileu de ouro, por seus 50 anos em Botucatu. Não só por tudo o que ele fez e continua fazendo por nossa cidade, sempre com amor, mas primeiramente por ser essa pessoa diferenciada que é”, comenta o vereador Fontão, autor do decreto legislativo.

Compuseram a mesa de autoridades o médico e ex-deputado estadual, Dr. Milton Flávio Laustenschlager, o Superintendente da Federação das UNIMED’s do Estado de São Paulo, Dr. Omar Abujamra Junior, o presidente da UNIMED Botucatu, Dr. Walfrido Jackson Oberg, e o presidente da Câmara, vereador Curumim, que conduziu a cerimônia que também contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de 8 dos 11 vereadores desta legislatura (estiveram presentes os vereadores: Curumim, Carlos Trigo, Carreira, Fernando Carmoni, Izaias Colino, Lelo Pagani, Fontão e Rose Ielo).

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento