Câmara aprova Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Botucatu

Política
Câmara aprova Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Botucatu 24 agosto 2021

 

A sessão plenária da segunda-feira (23/08) na Câmara de Botucatu contava com quatro projetos em pauta, todos aprovados por unanimidade. Foram debatidos isenção de impostos para programa habitacional, denominação de ruas e Carteira de Identificação para Autistas. Confira detalhes a seguir.

A Ordem do Dia começou com a discussão e votação do projeto de lei complementar 5/2021, de iniciativa do Prefeito. Ele dispõe sobre a isenção de impostos como o ITBI (Imposto sobre transmissão de bens imóveis por ato oneroso “inter vivos”), o ISSQN (Imposto sobre a prestação de serviços de qualquer natureza) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nos empreendimentos vinculados ao programa habitacional Casa Verde Amarela.

A isenção é uma exigência para que os municípios participem do novo programa federal. Durante o debate da matéria, o vereador Lelo Pagani (PSDB), líder do governo na Câmara, leu o texto do projeto e pediu a sua aprovação. Fizeram comentários positivos também os vereadores Marcelo Sleiman (DEM), Silvio (Republicanos) e Sargento Laudo (PSDB); já a vereadora Rose Ielo (PDT) pediu informações a respeito dos beneficiários do programa. Ao final desta votação, uma mensagem do Poder Executivo ao projeto também foi aprovada.

Em seguida, vieram duas denominações de rua. O vereador Cula (PSDB) batizou de Eduardo Rays Filho a Rua VIII do Residencial Mirante da Serra. Já o vereador Abelardo (Republicanos) deu o nome de José Roberto Basso à Rua 9 no Jardim Dom Henrique com um PL que chegou à votação com emenda de autoria do próprio vereador. Projetos deste tipo são importantes porque possibilitam que novas vias da cidade ganhem CEP e acesso mais fácil a serviços como Correios e SAMU. Além disso, funcionam como homenagem a pessoas já falecidas.

Para encerrar as votações da noite, o projeto de lei 43/2021, dos vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB) e Palhinha (DEM), criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Defendida pelos seus autores no plenário, a carteira gratuita facilita na identificação e no cadastramento deste público, ajudando a orientar inclusive políticas públicas voltadas para ele. O documento também é útil para pleitear atendimento prioritário, entre outras situações.

Destaques do Expediente

No Pequeno Expediente da sessão, foram aprovados um voto de pesar, 20 requerimentos, três moções e uma indicação. Com a mudança no formato do Grande Expediente, todos os vereadores tiveram tempo de fala livre.

Fonte e foto: Câmara Botucatu

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento