A cidade de Botucatu sediou na manhã desta esta quinta-feira (21) a reunião de capacitação do programa Município Verde Azul. O encontro realizado na sala de teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas. Esta é a segunda reunião de capacitação realizada em Botucatu e também atenderá as Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI´s) de Sorocaba, Médio Tietê e Médio Paranapanema.
A primeira reunião das capacitações foi realizada no dia 19 de março no município de Guararapes, onde foram atendidas as UGRHI´s de Turvo Grande, São José dos Dourados e Baixo Tietê. Já a último encontro deste primeiro bloco será no dia 27 de março em São Paulo e atenderá os municípios do Alto Tietê e Baixada Santista.
{n}Botucatu campeã{/n}
Em dezembro do ano passado, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Botucatu foi anunciada como a grande campeã do programa Município Verde Azul, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Na oportunidade a Cidade também foi contemplada com o prêmio Franco Montoro dedicado aos municípios com a melhor colocação no ranking em sua bacia hidrográfica.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, os 645 municípios de São Paulo foram avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e uma nota que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o programa Município Verde Azul.
Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
O certificado de Município Verde Azul garante ? administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição FECOP.
{n}Grande salto {/n}
Depois de ficar fora da lista das cidades certificadas, em 2010 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mudou a política ambiental no município e o resultado não demorou a aparecer. De um ano para o outro, a nota da cidade pulou de 71,87 para 87,23, garantindo a reconquista do selo Município Verde Azul em 2011, com a 54ª colocação. Com investimentos, parcerias com instituições e a sociedade civil, legislação abrangente e moderna, a cidade superou todos os concorrentes este ano com a nota 97,26 e foi anunciada como campeã de 2012.
Para o prefeito João Cury Neto, este prêmio mostra a capacidade de superação na área do Meio Ambiente da Cidade. Fomos muito criticados nesta área e este prêmio mostrou nossa capacidade de inovação. Em 2010 não pontuamos no ranking do programa e com muito questionamento, estudo e dedicação da equipe do Meio Ambiente, fez com que Botucatu tirasse diversas ideias do papel, fazendo com que saíssemos da 54º posição, em 2011, para o primeiro lugar neste ano, enfatizou o prefeito.
Este título, prossegue João Cury, mostra a transformação pela qual a Cidade passou e proporcionou a Botucatu estabelecer, definitivamente, uma política pública na área do Meio Ambiente. Assim, pretendemos permanecer nos próximos anos em boas posições no Programa do Município Verde Azul e vamos continuar trabalhando para isto, vislumbrou.
Compartilhe esta notícia