Ex-Secretário de Saúde do município, foi protagonista na pandemia e vacinação em massa de Botucatu. Confirmação da pré-candidatura veio através do comando nacional do partido Repúblicanos
O ex-Secretário de Saúde de Botucatu, André Spadaro, disputará a eleição para Prefeito do município no pleito de 06 de outubro. O partido Republicanos, o mesmo do governador Tarcísio de Freitas, é a sigla da pré-candidatura.
A confirmação foi feita nesta sexta-feira (15) pela assessoria do Deputado Federal Marcos Pereira, comandante nacional do Republicanos. Spadaro, filiado desde 2023 no partido, se reuniu com a cúpula sigla em São Paulo para bater o martelo. Ele deverá ganhar o apoio de Tarcísio de Freitas na disputa.
Essa é a primeira intenção de pré-candidatura oficializada entre os postulantes ao cargo de Prefeito de Botucatu após o término na segunda gestão Mário Pardini. Outras conversas estão intensas nos bastidores, até mesmo de Spadaro no processo de escolha de quem será vice em sua chapa.
Seu nome já foi testado nas urnas na eleição de 2022, quando foi candidato a Deputado Estadual e com o ganho de um interessante capital político. Spadaro, então candidato recomendado pelo Prefeito Mário Pardini, obteve uma expressiva votação, totalizando 44 mil votos em todo estado. Em Botucatu foram expressivos 34 mil.
Protagonista na pandemia e vacinação em massa
É inconteste. Na pandemia quem mais ganhou notoriedade e importância em Botucatu foi o então Secretário Municipal de Saúde André Spadaro. Disparado, diga-se de passagem.
O Boletim Coronavírus colocou a figura de Spadaro dentro dos lares botucatuenses, ou melhor, dentro dos smatphones de Botucatu e região. Ganhou a simpatia e confiança do público em um momento delicado na pandemia.
Spadaro foi protagonista no combate à pandemia e também peça chave na conquista da vacinação em massa, em 2021. Era amigo pessoal do então Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, abrindo um determinante caminho para que Botucatu fosse contemplada com o estudo de efetividade da vacina AstraZeneca, imunizando a população quando não existia a disponibilizade de vacinas no país.
Tamanha exposição se transformou em capital político para a eleição de 2022, com o apoio do Prefeito Mário Pardini. Spadaro é um claro exemplo de crescimento político exponencial. Muitos defendem, incluindo possíveis adversários, que se trata nome muito palatável para as urnas.
Cardiologista e filho de Prefeito
André Spadaro teve contato com política bem cedo. Ele é filho do ex-Prefeito Joel Spadaro. O médico governou Botucatu entre 1989 e 1992, implantando importantes medidas estruturais no município, incluindo a rede de saúde.
André Spadaro seguiu os passos do pai na medicina. É Cardiologista Intervencionista formado pela FMB da Unesp de Botucatu e atuou no Incor, HC de Botucatu, Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina da USP, entre outros.
Compartilhe esta notícia