Mais de 31 mil botucatuenses não compareceram às urnas
A abstenção na eleição deste domingo (06) em Botucatu foi recorde. Segundo dados os TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 31.370 botucatuenses habilitados para votar não compareceram nas urnas.
A porcentagem dos que não votaram chegou a 28,43%. Em nenhuma outra eleição Botucatu teve tantos faltosos, lembrando que o voto no Brasil é obrigatório para o maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos e maiores de 70 anos.
“Essa foi a grande pergunta que ficou para esta eleição. Não sei se foi por conta de candidatos por acharem que está estava ganho. É uma análise que precisamos fazer, para motivar os eleitores na próxima eleição. Eu fiquei muito assustado. Já estávamos sentindo, quando passava nos locais de votação e os presidentes das seções relatavam o grande número de eleitores que faltavam para votar já no avançar das horas, disse Igor Ignácio, Chefe do Cartório Eleitoral.
Para termos comparativos, na eleição municipal de 2020 o município teve 25.236 mil eleitores faltosos, uma porcentagem que alcançou 24,98% de abstenção. Mesmo no auge da pandemia, mais botucatuenses compareceram em suas sessões eleitorais na oportunidade.
Compartilhe esta notícia