Veado catingueiro é capturado em pátio de escola pública

Polícia
Veado catingueiro é capturado em pátio de escola pública 28 fevereiro 2013

Na manhã desta quinta-feira (28) os agentes Carlos e Ribeiro do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente com uma equipe do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Unesp de Botucatu, realizaram uma ação inusitada no pátio da Escola Armando Salles de Oliveira, no Jardim Peabiru, onde um veado catingueiro havia tomado conta do pátio da escola.

O animal nativo da região da cuesta de Botucatu utilizou o pátio, provavelmente, para se abrigar, tornando-se o centro das atenções e os professores acionaram a GCM para analisar a situação. Os agentes, então, solicitaram o apoio do Cempas para capturar o veado. Após alguns minutos de insistência o animal foi contido e resgatado pelos profissionais que o encaminharam ? Unesp, para passar por avaliação clínica antes de ser reintegrado ? natureza.

O professor/doutor Carlos Teixeira, responsável pelo Cempas, frisa que muitos animais chegam ? área urbana e buscam refúgio em residências porque estão perdendo seu espaço na natureza. “Cada vez mais estão diminuindo bosques e florestas e isso está fazendo com que os animais entrem em contato com o ser humano e muitas vezes acabam sendo mortos”, alertaTeixeira.

Ele orienta que quando uma pessoa perceber um animal silvestre no seu quintal não deve matá-lo ou tentar capturá-lo. “A orientação é para que a pessoa acione o Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental, Vigilância Ambiental ou Guarda Municipal que estão capacitados para fazer o manuseio do animal”, ensina o professor.

{n}Veado catingueiro {/n}

Podendo viver até os 20 anos, o veado catingueiro tem seu habitat natural em matas densas que margeiam os rios, mas em razão do desmatamento constante pode ser encontrado em campos abertos e matas próximas ? s regiões urbanas e acabam entrando em contato com o ser humano. Seus maiores predadores naturais são os felinos.

Com pelagem predominante de marrom-acinzentada e branca, o animal tem uma dieta ampla que inclui broto de gramíneas, leguminosas, frutas e flores. Tem hábitos noturnos e diurnos; costuma sair pela manhã, sozinho ou aos pares, para se alimentar.

Reproduz-se em todos os meses do ano e o macho pressente a fêmea a grande distância. Eles ficam juntos por uma ou duas semanas e após uma gestação de, aproximadamente, 206 dias, a fêmea tem um único filhote que pesa cerca de 500 gramas. A pelagem do filhote é marrom, salpicada de pintas brancas distribuídas pelos flancos. O comprimento do adulto varia entre 902 cm e 1,25 cm. O peso pode variar entre 11 a 25 kg, ficando geralmente próximo dos 17 kg.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento