Tempo de atendimento da GCM cai para 10 minutos

Polícia
Tempo de atendimento da GCM cai para 10 minutos 12 julho 2017

 

Secretaria de Comunicação/PMB

Buscando mais agilidade no atendimento à população, a Guarda Civil Municipal de Botucatu tem diminuído o tempo de espera entre a solicitação e a chegada das viaturas nas ocorrências. Os principais chamados já são atendidos em até dez minutos e a previsão do Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos de Botucatu, Adjair de Campos, é que este tempo caia ainda mais nos próximos meses.

“Essa diminuição no tempo de resposta só foi possível com a implantação do ‘GCM nas Ruas’. Como praticamente dobramos o efetivo de guardas em atendimento, conseguimos chegar mais rápido principalmente em ocorrências mais graves. Queremos diminuir ainda mais este tempo em todas as ocorrências”, destaca o Secretário.

Além de diminuir o tempo de chegada às ocorrências, o “GCM nas Ruas” também ampliou o número de atendimentos da Guarda nos últimos três meses, período em que o programa foi colocado em prática. Entre os meses de abril, maio e junho de 2017 houve 11.201 mil ocorrências, 40% a mais que no mesmo período de 2016.

Atendimentos registrados entre abril, maio e junho

 

2016 2017 Aumento
Ligações recebidas 11.355 12.602 10,98%
Ocorrências 8.051 11.201 39,13%
Pessoas presas 51 73 43,15%

 

“Este resultado significa mais segurança para a população. Junto com a ‘GCM nas Ruas’, também tivemos outras medidas que foram essenciais para o Município como delimitar o horário de atendimento dos estabelecimentos do tipo “fecha nunca” e a atuação da Guarda Municipal na CECAP. Isso faz com que a gente entenda a importância da GCM com relação às forças de segurança e por isso busque ampliar os recursos financeiros para ampliar ainda mais seu efetivo”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Ocorrências da Guarda Municipal no 1º Semestre de 2017

Pontos de estacionamento em próprio municipal 4.829
Patrulhamento comunitário 3.071
Ponto Estacionamento Escolar/ Ronda Externa 794
Averiguação em espaço público municipal 790
Mediação de conflito 714
Perturbação do sossego público 575
Orientação e Apoio a Zoonoses 423
Apoio à outra instituição pública 322
Atendimento comunitário 320
Auxílio ao migrante 277

 

GCM nas Ruas

Implantado em abril de 2017, o programa “GCM nas Ruas” remanejou servidores municipais para desenvolverem as atividades administrativas da Guarda Municipal e os guardas, que antes exerciam estas funções, foram enviados para o patrulhamento nas ruas, praticamente dobrando o efetivo da Guarda Civil Municipal na cidade.

“Com mais guardas, estamos conseguindo dar mais apoio nas ações integradas das Forças de Segurança do Município, conseguimos participar de mais operações junto com as Policias Civil e Militar, garantindo menos criminalidade e maior qualidade de vida para a população”, afirmou o subcomandante da GCM, Weber Pimentel.

Novos desafios da GCM

A Guarda Municipal deve melhorar ainda mais o atendimento prestado junto à população e uma das medidas adotadas será a ampliação de atendimento nos bairros Rio Bonito, Porto Said, Alvorada da Barra e Mina. A partir de 1º de agosto, as equipes da Guarda e da Polícia Militar terão guardas que farão de forma mais intensiva a ronda e a segurança desses locais.

Outra novidade é o estudo para a criação de um serviço voltado às vítimas de violência domestica a “Patrulha Maria da Penha”.

“Temos que pensar na mulher e criar um serviço especializado. A GCM media muitos conflitos, na maioria deles com mulheres agredidas por seus maridos ou até filhos. Precisamos criar uma nova estrutura que previna e combata isso”, finaliza Adjair.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento