Prefeitura e Polícia Militar retomam a chamada “Atividade Delegada” em Botucatu

 

Foto Acontece Botucatu

Botucatu iniciou neste fim de semana a chamada “Atividade Delegada”, que coloca policiais militares fora de escala ou que estejam de folga nas Ruas da cidade. O objetivo é dobrar o número de viaturas e policiais nas ruas durante o fim de semana. O Acontece Botucatu traz em primeira mão a informação.

O convênio celebrado entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado foi restabelecido após diversas reuniões entre a atual administração e Polícia Militar no mês de fevereiro. Criada pela lei 5.246/11 e alterada pela lei 5.634/14, a Atividade Delegada permite ao município contratar policiais civis e militares com medidas administrativas.

“É de se comemorar o retorno da Atividade de Botucatu, especialmente pelo formato que se propõe a atuar, com objetivos traçados em comum acordo entre a Prefeitura e a PM, sempre focado no interesse público. Ficando aqui o registro de reconhecimento pelos esforços dispensados pelo Prefeito Pardini, Coronel Jorge, Capitão Cagliari e demais pessoas envolvidas no processo de bem servir Botucatu”, disse ao Acontece Botucatu o Major Semensati, Coordenador de Operações do 12º Batalhão de Polícia Militar com sede em Botucatu.

Segundo informações da Prefeitura, o convênio estava parado em Botucatu há mais de um ano. Ele colocará os policiais nas ruas de quinta à domingo. Quem arca com os custos deste convênio é a Prefeitura, através de recursos do Tesouro. Para o Prefeito Mário Pardini, as ações de contenção de despesas permitiram a volta da Atividade Delegada.

“Todo esforço para redução de despesas como revisão dos contratos de alugueis, entre outras mediadas que tomamos assim que iniciamos o governo, possibilitou a retomada do convênio que estava paralisado há 1 ano”, explicou ao Acontece Botucatu o Prefeito Mário Pardini.

Foto Acontece Botucatu

Neste fim de semana os Polícias da Atividade Delegada focaram suas ações em locais públicos de grande movimento, além de bairros que tradicionalmente apresentam problemas de perturbação do sossego. Isso permitiu que os policiais que estavam cumprindo suas funções de escalam pudessem ficar exclusivamente no patrulhamento ostensivo da cidade.

“Ainda há muita coisa para se fazer, mas acho que foi muito positivo. A população gostou muito da atuação da Polícia e diminuição da bagunça na cidade, recebemos diversos elogios. Para semana que vem teremos mais melhorias e desta forma melhoraremos mais ainda situação na avenida Dom Lúcio e Cecap principalmente”, pontuou o Capitão Cagliari, Comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar.

Número de Guardas Municipais nas ruas pode dobrar

Ainda que não tenha sido anunciado de forma oficial, a Prefeitura de Botucatu pretende também dobrar o número de Guardas Municipais nas ruas. Em um primeiro momento, funcionários de carreira da administração municipal iriam assumir funções administrativas que hoje são exercidas por diversos Guardas, possibilitando que estes possam voltar ao patrulhamento nas ruas.