Na tarde desta terça-feira (08) uma mega-operação surpresa foi realizada nas principais entradas e saídas da cidade de Botucatu, assim como em alguns pontos centrais da cidade. Nesta operação esteve trabalhando em conjunto as Polícia Militar, Civil a Guarda Civil Municipal. Dezenas de veículos como viaturas e motocicletas foram espalhadas pela cidade. Também foi realizado patrulhamento aéreo com o helicóptero Águia da Policia Militar.
Foi uma ação preventiva das polícias neste quinto dia útil do mês onde muitas pessoas recebem seus pagamentos e o fluxo bancário é acentuado. Também fez parte da operação coibir a criminalidade com a apreensão de armas, drogas, pessoas procuradas pela Justiça, assim como vistoria na documentação de veículos e condutores.
É uma operação completa, onde utilizamos todo contingente operacional e administrativo no combate ao crime. É averiguado tudo. O objetivo dessa operação é mostrar o trabalho sincronizado entre as polícias, para dar maior segurança ? população. É muito importante este tipo de operação conjunta. O policiamento preventivo e investigativo trabalhando juntos para o bem comum, comentou o delegado seccional de polícia, Antônio Soares da Costa Neto.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Paulo Renato da Silva, revelou que esta é uma operação especial, já que todo contingente é utilizado, mas as polícias já trabalham juntas e operações conjuntas já vêm sendo feitas na cidade. É que esta foi uma operação especial programada. Mas no dia a dia a gente procura trabalhar junto. Este tipo de operação tem a finalidade de mostrar para a população exatamente esta união de forças e o sincronismo entre os profissionais que fazem a Segurança Pública da cidade, colocou Paulo Renato.
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Botucatu tenente coronel César Francisco Toma, destacou que a presença da polícia nas ruas inibe a ação dos marginais e a PM tem feito diversas operações nas cidades que fazem parte do comando do 12º BPM. É importante que este tipo de operação conjunta aconteça, observou Toma.
Estamos realizando, regularmente, operações surpresas para coibir crimes como o tráfico de entorpecentes e exploração sexual de adolescentes, além de um trabalho direcionado para captura de pessoas procuradas pela Justiça. Nosso relacionamento com a Polícia Civil e a Guarda Civil é estreito e por isso operações conjuntas são realizadas com frequência, acrescentou Toma.
No final da tarde a operação foi encerrada e o trabalho agora será contabilizar tudo o que foi feito nos mais diferentes locais onde as viaturas policiais fizeram bloqueio interceptando veículos para averiguação. O resultado com os números oficiais dessa mega-operação deverá ser conhecido nas próximas horas.
Fotos: Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia