27 janeiro 2026
Policiamento direcionado prioriza análise criminal e combate ao tráfico de drogas em conjuntos habitacionais

A Polícia Militar de Botucatu vem mantendo, de forma contínua, ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública, à proteção da vida e do patrimônio e à ampliação da sensação de segurança da população no município de Botucatu.
Segundo a corporação, o planejamento das atividades é baseado em análises criminais, indicadores operacionais e demandas apresentadas pela própria comunidade. A estratégia prioriza pontos considerados sensíveis, levando em conta todos os indicadores criminais, com atenção especial ao enfrentamento do tráfico de drogas, apontado como um dos principais fatores de impacto na dinâmica da criminalidade local.
Entre as áreas que recebem policiamento direcionado estão o Condomínio Cachoeirinha e os prédios residenciais da região da Vila Jardim. Nesses locais, a presença policial ostensiva ocorre de forma frequente, com foco na prevenção de práticas delituosas, no combate ao tráfico de entorpecentes e na coibição da ocupação irregular de áreas comuns.
De acordo com a Polícia Militar, as ações também buscam fortalecer o vínculo entre os moradores e as forças de segurança, além de garantir maior sensação de segurança à população.
As operações são realizadas em conformidade com os princípios da legalidade, eficiência e respeito aos direitos e garantias fundamentais, muitas vezes de forma integrada com a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal.
“O trabalho da Polícia Militar é pautado pela atuação proativa, técnica e orientada à prevenção, com foco no enfrentamento dos diversos indicadores criminais, especialmente o tráfico de drogas, visando proporcionar um ambiente mais seguro e ordeiro à população”, afirmou o capitão Ricardo Cunha, comandante da 1ª Companhia da PM.















