Polícia Civil de Botucatu investiga possível caso de trabalho análogo à escravidão

Polícia
Polícia Civil de Botucatu investiga possível caso de trabalho análogo à escravidão 22 março 2023

Trabalhadores que vieram do nordeste estavam vivendo em condições precárias de alimentação, higiene e salário, diz a Polícia

A Polícia Civil de Botucatu realizou nesta quarta-feira, dia 22, uma operação para investigar um possível caso de trabalho análogo à escravidão. O fato teve início no Jardim Continental, em Botucatu, após uma denúncia sobre o alojamento onde trabalhadores estavam vivendo em condições precárias.

Os trabalhos foram executados pela DIG, através do GIAR (grupo de investigação em área rural), em conjunto com a Guarda Municipal.  Os policiais se deslocaram até o local denunciado para apuração dos fatos e chegando lá se depararam com quatro pessoas.

Os homens informaram que até dias antes moravam em um alojamento localizado no município de São Manuel, sendo que lá sofriam maus-tratos, com restrição de alimentos e de salário. Ocorre que as condições do atual alojamento em Botucatu não eram diferentes, segundo boletim.

Informaram os homens serem nordestinos e que se deslocaram até o estado de São Paulo para desfrutarem de uma melhor qualidade de vida. Para eles foi prometido um salário de R$ 3 mil, mais vale alimentação, situação que não foi concretizada para as vítimas, descreve boletim de ocorrência.

Eles alegaram que embarcavam todos os dias em um transporte para a colheita de laranja na região de São Manuel. Depois retornavam para Botucatu. O local onde foram encontrados aparentava insalubridade, relata a Polícia Civil.

Sem salário, ainda acumulavam dívidas com aluguel e a pouca alimentação, sendo que o trabalho duro não lhes rendia nada, informou a Polícia Civil. Os homens possuem idades entre 20 e 33 anos.

Foi solicitada a presença da polícia técnica no local e todos foram encaminhados à delegacia de São Manuel, onde já existe um procedimento de investigação para apuração do mesmo crime, inclusive envolvendo as mesmas pessoas, tanto vítimas como investigados.

As vítimas estão sendo assistidas pelo serviço social do município de Botucatu. As investigações terão prosseguimento pela Delegacia de São Manuel.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento