Polícia Civil apura denúncias de importunação sexual envolvendo interno da Fundação CASA em Botucatu

Polícia
Polícia Civil apura denúncias de importunação sexual envolvendo interno da Fundação CASA em Botucatu 22 janeiro 2026

Registros foram feitos em datas distintas por funcionárias da unidade denunciando comportamento de um mesmo interno; casos são apurados pela Polícia Civil

Casos foram registrados na Fundação Casa de Botucatu (Foto: Acontece Botucatu)

A Polícia Civil de Botucatu investiga dois casos de importunação sexual registrados por funcionárias da Fundação CASA, após episódios ocorridos dentro de uma unidade de internação localizada no município. As informações constam em boletins de ocorrência registrados na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

O primeiro registro cita um fato ocorrido na manhã de 8 de dezembro de 2025, na unidade da Fundação CASA de Botucatu, situada na Avenida Cantídio de Moura Campos. A vítima relatou que exercia atividade de monitoramento de adolescentes quando percebeu que um jovem interno, de 18 anos, passou a se comportar de forma inadequada, expondo o órgão genital por fora da roupa e direcionando o ato a ela.

A ocorrência foi comunicada à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Botucatu no dia seguinte e enquadrada como crime consumado de importunação sexual, conforme o artigo 215-A do Código Penal. O registro informa que não houve situação de flagrante.

Segundo o boletim, a funcionária relatou que, inicialmente, não foram adotadas providências administrativas imediatas, uma vez que os procedimentos internos da instituição possuem prazos próprios. Ela também solicitou ser informada sobre o andamento do caso por meio de aplicativo de mensagens.

Um segundo boletim de ocorrência foi registrado por outra mulher que exerce suas atividades na mesma unidade, tendo o mesmo jovem como denunciado. Desta vez, o registro data de 19 de janeiro.

A situação é semelhante. O interno teria praticado o mesmo ato de forma repentina, sendo advertido imediatamente pela vítima. Ainda conforme o boletim, o caso foi registrado internamente na Fundação CASA, e a funcionária manifestou interesse na adoção de providências formais.

A reportagem conversou com o Delegado Seccional de Polícia, Dr. Lourenço Talamonte Neto, que confirmou as informações e a investigação por parte da Polícia Civil diante dos casos. Os boletins foram registrados para apreciação da autoridade policial, que deverá avaliar os encaminhamentos cabíveis no âmbito da investigação.

O que diz a instituição

O Acontece Botucatu também entrou em contato com a Fundação CASA, solicitando um posicionamento da instituição e informações sobre o andamento das apurações internas. Em nota, foi informado que procedimentos foram instaurados para apurar os casos, os quais também foram encaminhados à Corregedoria da instituição.

A Fundação CASA informou que as servidoras foram acolhidas pela equipe psicossocial do CASA Botucatu, que adotou todas as providências cabíveis diante de dois relatos envolvendo a conduta de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa na unidade. As ocorrências foram formalmente registradas e encaminhadas à Corregedoria Geral da instituição para apuração administrativa. Paralelamente, foi instaurada uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) em relação ao adolescente, responsável por analisar os fatos e aplicar as medidas cabíveis, conforme os protocolos internos, diz a nota.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Berimbau postos
Oferecimento