A Polícia Civil descartou a hipótese de sabotagem e passou a investigar o caso do tanque de água do setor de hemodiálise do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu contaminado com ácido como manipulação equivocada.
A informação foi passada pela polícia em uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (10), na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), com presença da diretoria do Hospital das Clínicas.
A Polícia Científica e Civil estiveram no local para registro da ocorrência e um inquérito foi instaurado para investigar o caso. Inicialmente, o caso foi registrado como adulteração ou corrupção de produção.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Geraldo Franco Pires, após o resultado dos laudos, o caso será apurado por manipulação equivocada pelos próprios funcionários. Com a mudança na investigação, funcionários serão novamente ouvidos pela Polícia Civil. Após a denúncia, o serviço foi suspenso no dia 16 de março.
O ácido foi percebido por uma enfermeira que antes de fazer a sessão no primeiro paciente realizou o teste da água e percebeu que a coloração estava diferente. Foi constatado que na água havia contaminação de ácido peracético, utilizado para limpar as máquinas.
Para não comprometer a saúde de nenhum paciente, o diretor do hospital pediu a suspensão do atendimento à população e a limpeza dos tanques. Todos os 100 pacientes foram remanejados para o dia seguinte.
Compartilhe esta notícia