Polícia Ambiental resgata Lobo-Guará atropelado na Castelo Branco

Polícia
Polícia Ambiental resgata Lobo-Guará atropelado na Castelo Branco 13 maio 2017

 

Na manhã deste sábado, dia 13, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Botucatu, composta pelos cabos Bergamaschi, Pontes e Claudimir, realizou o resgate de um Lobo-Guará,  espécie em risco de extinção.

Após solicitação do grupo de apoio ao usuário da rodovia, os PMs se deslocaram até a rodovia castelo branco, km 183, em Bofete, onde pelo local foi resgatado o animal que havia sido atropelado. Em seguida, ele foi socorrido para o Cempas da Unesp de Botucatu, onde ficou internado para tratamento

O Lobo-Guará estava com uma fratura exposta em uma das patas traseiras.

A espécie

O lobo guará pode ser encontrado na América do Sul, principalmente no Brasil, no Paraguai, na Bolívia e na Argentina. Como possui pernas compridas e ágeis, pode facilmente subir em morros e montanhas. Essa característica física favorece também os saltos no momento da caça. Alimenta-se, principalmente, de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcateias como fazem outras espécies de lobos.

Os Lobos-Guará preferem a noite para caçar. A gestação da fêmea dura, em média, 68 dias. Ela dá cria de 4 a 6 filhotes. Doenças transmitidas por cães domésticos, atropelamentos e derrubada de matas são os principais motivos que estão provocando a extinção desta espécie animal. No Brasil, podemos encontrar o lobo guará nas seguintes regiões: Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina.

É um mamífero de comportamento tranquilo, porém pode atacar para defender-se em situações de ameça.

Características 

Expectativa de vida: em média vivem 20 anos

Comprimento: 1,20 metros aproximadamente

Cor: castanho claro avermelhado com manchas marrom nas pernas, cauda e pescoço

Peso: de 20 a 25 quilos aproximadamente

Altura: 70 cm aproximadamente.

Curiosidades

O lobo guará é o maior canídeo nativo existente no território sul-americano.

Nome dos sons emitidos pelos lobos guarás: ladrar e uivar.

Fonte: Sua Pesquisa.com

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento