Polícia Ambiental resgata Gato-do-Mato em chácara de Porangaba

Polícia
Polícia Ambiental resgata Gato-do-Mato em chácara de Porangaba 27 março 2017

Uma equipe de Patrulha Militar Ambiental da cidade de Botucatu, composta pelos soldados Andrade e Fonseca, realizou na tarde desta segunda-feira, 27, o resgate de um Gato-do-Mato no município de Porangaba. O felino ficou preso dentro de um galinheiro em uma chácara no bairro Dos Alves, local próximo a Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a moradora da chácara onde o animal foi resgatado, vários outros animais domésticos foram atacados nos últimos dias. O felino foi encontrado debilitado, provavelmente acuado por cães. Depois de ser capturado, o Gato-do-Mato foi levado ao Cempas, Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Unesp de Botucatu, onde ficou aos cuidados do professor Carlos Teixeira, especialista em animais silvestres. Após receber os devidos cuidados, o animal deverá ser reintroduzido ao seu habitar natural.

Gato-do-Mato 

É o menor dos felinos malhados da América do Sul. É um pouco maior que um gato doméstico, com 1,5 a 3,5Kg de peso, 38 a 55cm de comprimento e cauda de 22 a 42cm. O macho é um pouco maior que fêmea.

Encontrados em diferentes tipos de florestas incluindo Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e em Campos Sulinos, são solitários e noturnos, caçando no chão mas podendo subir em árvores. Sua  dieta consiste principalmente de roedores, gambás, lagartos, aves e insetos.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento