Patrulha da Paz aborda valorização da vida em escolas do Município

Valorização da vida. Este é o tema principal das atividades da Patrulha da Paz junto aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, para o segundo semestre deste ano. Isso graças a uma parceria entre a Guarda Civil Municipal, responsável pelo programa e a Rede de Proteção à Vida, instituição que atua na prevenção de suicídios na cidade. O objetivo da ação é fazer as crianças entenderem a importância da vida e a valorização da família.

“A prevenção é um dos objetivos da Rede e encontramos na Guarda Municipal uma forma importante e eficaz de difundir isto junto com as crianças de Botucatu. Através de dinâmicas, conseguimos valorizar a vida e mostrar aos alunos a importância da família”, explica Silvania Giandoni, coordenadora da Rede.

Ao longo do semestre todas as unidades do ensino municipal terão atividades referentes ao tema proposto. A dinâmica desenvolvida tem ao todo seis etapas: na primeira os alunos apontam com qual sentimento estão no momento (alegria, tristeza, raiva, felicidade); na segunda etapa eles são apresentados a um cachorro de pelúcia e o nomeiam com seus sonhos; na terceira, as crianças são estimuladas a falar sobre três pontos positivos (ajudar alguém, leitura e descarte correto de lixo) e três negativos (bullying, brigas e fumo); na quarta etapa as crianças são convidadas a parabenizar os aniversariantes do mês e lembrar dos integrantes da família que comemoraram aniversário, falando o quão importantes são em suas vidas; a quinta parte da atividade é a “vacina de alegria”, onde através de um abraço, os alunos “aplicam” a alegria em seus colegas; por fim, na sexta parte, as crianças são questionadas sobre o sentimento do momento, quando a expectativa dos instrutores é notar a alegria preponderante entre elas.

“Nós aproveitamos a dinâmica para ressaltar a valorização da vida e também falar sobre drogas. Queremos passar a eles a importância da prevenção ao consumo de drogas e os prejuízos para a família quando isso não acontece”, salientou o Guarda Municipal Robson Nobrega, responsável pelo Patrulha da Paz.

As aulas do Patrulha da Paz acontecem a cada quinze dias durante o horário escolar. Atualmente, a Patrulha da Paz está presente em 32 escolas e atende 850 crianças do Ensino Fundamental de Botucatu.