Operação realiza mais de 500 testes de bafômetro no trânsito em Botucatu

Fotos Polícia Militar (12ºBatalhão)

Foi realizada na noite desta sexta-feira, 22, mais uma operação conjunta denominada “Direção Segura” pelas vias centrais de Botucatu. O objetivo foi fiscalizar e combater o uso de bebidas alcoólicas por motoristas de Botucatu.

O programa integra equipes do Detran-SP, das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica (IML). A fiscalização ocorreu em dois pontos da cidade que recebem um grande fluxo nos finais de semana, Rua Major Matheus e Avenida Dom Lúcio.

Nesta ação o motorista é convidado a fazer o pré- teste e recebe orientações para fazer um trânsito seguro. O resultado da ação segundo dados passados pelo comando do 12º Batalhão foi seguinte:

2 casos de embriaguez
2 casos de recolha de CNH
5 casos de automóveis recolhidos
1 caso de motocicleta recolhida
2 casos de CLA recolhidos
23 casos de Auto de Infração confeccionados
510 testes de bafômetro

Pela Lei 12.760/2012, que ficou conhecida como “Lei Seca”, todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito à ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado. Atualmente o valor da multa nesses casos é de R$ 2.934,70. A lei completou 10 anos no mês de junho.