Operação ‘Direção Segura’ aborda quase 500 condutores durante blitz em Botucatu

Polícia
Operação ‘Direção Segura’ aborda quase 500 condutores durante blitz em Botucatu 13 julho 2024

Houve 27 recusas do teste do bafômetro durante a ação em Botucatu

Acontece Botucatu

Foi realizada na noite desta sexta-feira (12) e madrugada de sábado (13) a operação conjunta denominada “Direção Segura” em Botucatu. O programa integra equipes do Detran-SP, das Polícias Civil, Técnico-Científica (IML) e Militar.

A ação ocorreu em pontos centrais ou de grande movimento do município, como as Avenidas Vital Brasil e Dante Delmanto e o Largo da Catedral. O objetivo da operação era fiscalizar e combater o uso de bebidas alcoólicas por motoristas de Botucatu.

Segundo as Polícias Militar e Civil, foram abordados 482 condutores. Agentes e policiais estavam presentes para agilizar o processo de autuação e prisões, se necessário. O IML também estava presente na operação.

A multa para quem for flagrado conduzindo veículo embriagado ou mesmo se houve a recusa do teste é de aproximadamente R$ 3 mil e suspensão da CNH. Dependendo da quantidade de álcool encontrado no sangue ou mesmo em visível estado de embriaguez, o condutor poderá ser preso no momento na abordagem.

A Operação funciona da seguinte forma:

– Sendo registrado o índice de alcoolemia até 0,33mg/L no bafômetro, o condutor será multado, terá a CNH apreendida e veículo retido. Posteriormente, será instaurado processo de suspensão de 1 ano de validade de sua CNH.

– Sendo registrado o índice de alcoolemia a partir de 0,34mg/ L (inclusive) no bafômetro aplica-se todos os procedimentos anteriores e está configurado crime de trânsito (art. 306 CTB).

– ⁠Na recusa, se for elaborado laudo médico positivo de embriaguez, o condutor será preso em flagrante pela autoridade policial, sendo fixado valor de fiança.

A Operação teve os seguintes resultados:

– 482 testes realizados

– 27 recusas

– 05 AITs

– 03 veículos removidos, sendo 01 motocicleta e 02 veículos quatro rodas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento