Mais de 20 motoristas se recusraram a fazer o teste do bafômetro e terão o direito de dirigir suspenso
Foi realizada na noite desta sexta-feira (15) e madrugada de sábado (16) a operação conjunta denominada “Direção Segura”. O programa integra equipes do Detran-SP, das Polícias Civil, Técnico-Científica (IML) e Militar.
A ação ocorreu na Praça Professor Pedro Torres, em frente a Escola EECA. O objetivo da operação era fiscalizar e combater o uso de bebidas alcoólicas por motoristas de Botucatu.
Segundo as Polícias Civil e Militar, foram abordados 507 condutores, sendo que 21 deles se recusaram a realizar o teste do etilômetro, o popular bafômetro. Esses condutores sofrerão punições administrativas e terão o direito de dirigir suspenso.
O Acontece Botucatu acompanhou parte da operação. Em conversa com nossa reportagem, o Delegado Seccional de Polícia, Dr. Lourenço Talamonte Neto, comentou sobre as punições e possibilidade de prisões durante as operações. Ele também falou sobre o caráter educacional do Direção Segura.
Esta é uma ação integrada, que visa coibir abusos, mas também é educativa, ou seja, para orientar os motoristas na questão da ingestão de alcool e embriaguez ao volante, evitando assim acidentes e mortes. Importante dizer que quem se recusa a assoprar o bafômetro terá que arcar com uma multa de aproximadamente R$ 3 mil e depois terá a carta suspensa, disse o Delegado ao Acontece Botucatu.
De acordo com Talamonte, agentes e policiais estavam presentes para agilizar o processo de autuação e prisões, se necessário. O IML também estava presente na operação.
A operação Direção Segura apresentou também os seguintes números:
28 Autos vistoriados
07 Motos vistoriadas
21 Recusa do teste do etilometro
06 Autos removidos ao Pátio
02 Motos removidas ao Pátio
39 Autuações lavradas