Onça suçuarana é atropelada na Ponte do Rio Capivara

Polícia
Onça suçuarana é atropelada na Ponte do Rio Capivara 11 setembro 2010

O 2º Pelotão de Policia Militar Ambiental de Botucatu, em atendimento a solicitação de pescadores compareceu ao km 174 da SP 191 Rodovia Geraldo Pereira de Barros, próximo a Ponte do Rio Capivara, município de Botucatu, onde uma onça suçuarana foi atropelada e morta por um veiculo, quando atravessava a pista. O veículo que atropelou o animal não foi identificado.

Esse tipo de onça vive na mata nativa que circunda o rio e tem como alimento principal a capivara que vive em bandos ? beira do rio. Encontra seu habitat na matas da região e atropelamentos dessa espécie de animal já foram registradas em outras locais como na Rodovia João Hipólito Martins – Castelinho.

Como atropelamento de animais de porte médio como onças, capivaras, tamanduás, veados, entre outros, não são raros na região, a Policia Militar Ambiental, orienta os motoristas que trafegam pela região, que tomem cuidado com a presença de animais na pista, uma vez que um atropelamento de animal pode vir a causar um acidente grave.

“No caso do atropelamento dessa onça suçuarana nas proximidades da ponte do Rio Capivara, houve apenas pequenos danos materiais, mas poderia ter sido mais grave”, alertou o sargento Marcos Rabelo Tavares, que esteve no local e fez o encaminhamento do animal ? Zoologia da Unesp de Botucatu, onde será conservada para estudos. Lembra o sargento da PM que o 2º Pelotão Ambiental de Botucatu, está ? disposição da comunidade através do telefone (044) 3882-6070.

{n}Onça suçuarana{/n}

Dependendo da região em que vive a onça suçuarana recebe nomes como puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e leão-da-montanha. É um mamífero da família de felídeos nativos das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental.

Espécie adaptável, a suçuarana é encontrada em qualquer região e tipo de habitat. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois da onça-pintada e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos. Alguns cientistas consideram a suçuarana e guepardo como parentes próximos.

Um hábil predador espreiteiro-emboscador, a suçuarana possui uma variedade de presas. As fontes alimentares primárias incluem capivaras, porcos selvagens (catetos), veados, assim como gado doméstico, cavalos e ovelhas, mas também caça espécies pequenas como insetos, roedores, aves e peixes. É um animal recluso e, normalmente, evita pessoas. Os ataques em seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente na frequência.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento