Novo incêndio atinge novamente grande área de mata na Fazenda Edgardia em Botucatu

Polícia
Novo incêndio atinge novamente grande área de mata na Fazenda Edgardia em Botucatu 02 outubro 2024

Situação dramática em um local que é considerado um santuário de animais selvagens. Bombeiros pedem ajuda do Águia da PM para combater as chamas em local de difícil acesso

Incêndio na última semana já havia destruído grande área

Um novo foco de incêndio atinge novamente uma grande área de mata na Fazenda Edgardia em Botucatu. O local, de propriedade da Unesp, é considerado um santuário de animais selvagens.

Na última semana o fogo destruiu uma enorme área de floresta. O calor e o tempo extremamente seco contribuem para o alastramento das chamas, que são potencializadas pelo vento.

A situação é dramática no local. Segundo apurou o Acontece Botucatu com o Corpo de Bombeiros, um total de 28 brigadistas particulares estão atuando em conjunto com o corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

A situação fica ainda mais delicada pela geografia do local. O acesso é muito difícil e perigoso para os brigadistas, pois trata-se de uma serra com muitos pontos de penhascos.

O Corpo de Bombeiros de Botucatu pediu ajuda da Polícia Militar em Sorocaba, para que o helicóptero Águia fosse deslocado para ajudar a combater o incêndio.

Santuário de animais

Trilha Botucatu
Trilha Fazenda Edgardia – Foto André Godinho

O local, administrado pela Unesp, é considerado um santuário de animais. Há registro da presença de espécies como onça-parda, entre outras ameaçadas pela ação humana.

O local serve também para o desenvolvimento de atividades zootécnicas e de conservação das matas naturais aí presentes. Recobrindo mais de 500 hectares, englobadas em área de Proteção Ambiental (APA).

A entrada não é permitida, mas há relatos de invasões por caçadores e até mesmo de pessoas que buscam a pratica esportiva para trilhas.

É crime

O crime de incêndio ambiental está previsto no art. 41 da Lei Federal 9.605/98

Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:

Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.

Também há previsão no artigo 250 do Código Penal Quem for flagrado incendiando terrenos ou áreas verdes do Município será penalizado através de multas aplicadas e cadeia pela Policia Ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 190 (PM) e 153 (GCM). O telefone do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências é o 193.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento