Mulher coronel assume comando do CPI-7 do interior

Polícia
Mulher coronel assume comando do CPI-7 do interior 10 março 2011

Na próxima sexta-feira (11), ? s 19 horas no quartel do Comando de Policiamento do Interior Sete (CPI-7), Rua Bento Manoel Ribeiro, 209 – Sorocaba ocorrerá a cerimônia de passagem de comando, ocasião em que o coronel de Policia Militar Silvério Leme Filho, em virtude de sua passagem para a reserva, transmitirá o comando do CPI-7 a coronel de Policia Militar Fátima Ramos Dutra.

O CPI-7 é o responsável pela segurança em 79 municípios, dentre eles Botucatu, e conta com um efetivo de aproximadamente 5.000 homens e mulheres. Toda a formatura militar será comandada por oficiais do quadro feminino.

Na ocasião haverá também a inauguração do retrato do coronel Silvério Leme Filho na Galeria de Comandantes do CPI-7. A cerimônia é aberta ao público, sendo confirmada a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas e demais segmentos da comunidade da área.

Pela primeira vez em sua história, o CPI-7, será comandado por uma mulher. A coronel Fátima Dutra (que era subcomandante do CPI-7), de 46 anos de idade, assumiu o comando da unidade com a proposta de dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido.

A coronel já dirigiu o Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-4), na capital, e respondeu pela chefia da Casa Militar. Antes, comandara o 30º Batalhão em Mauá, na região do ABC. Desde abril de 2008, quando se mudou para Sorocaba, Fátima Dutra estava no subcomando do CPI, onde conseguiu o apoio dos batalhões para realizar projetos de parcerias com a comunidade.

“Nunca tive problemas de desrespeito de hierarquia porque sou mulher. Temos um regulamento disciplinar forte e também sou exigente, gosto das coisas certas”, diz a coronel, que entrou na Polícia Militar em janeiro de 1983, como soldado. Sua maior inspiração foi seu pai, que trabalhou na Guarda Civil.

Na PM há 61 coronéis e apenas três mulheres. Fátima é uma delas, mas a única que integra o Alto Comando da corporação – um grupo seleto de 26 homens que decide os rumos da segurança pública do estado. Há seis anos uma mulher não integrava esse grupo.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento