Motociclista sofre acidente após ser atingido por fios soltos em rua de Botucatu; veja vídeo

Polícia
Motociclista sofre acidente após ser atingido por fios soltos em rua de Botucatu; veja vídeo 11 julho 2025

Condutor fraturou a perna e permanece internado; caso levanta alerta sobre riscos causados por fiação baixa ou abandonada

Um motociclista que fazia entregas na noite desta quinta-feira (10), ficou ferido após ser surpreendido por fios soltos de telefonia e internet na Rua Reverendo Francisco Lotufo, na Vila Nogueira, em Botucatu.

De acordo com informações da família, os fios estavam caídos sobre a via e não sinalizados, representando risco iminente para quem trafegava pelo local. O entregador foi atingido e sofreu uma queda violenta. Ele fraturou uma das pernas e segue internado no Hospital das Clínicas da cidade, onde passará por cirurgia.

A situação gerou revolta entre familiares e amigos, que denunciam o descaso de empresas responsáveis pela manutenção da fiação urbana.

“Foi um acidente que poderia ter sido evitado. É falta de cuidado, de profissionalismo. Um trabalhador saindo para ganhar a vida não pode ser exposto a esse tipo de perigo”, desabafa a namorada do motociclista.

O caso reforça uma preocupação antiga em Botucatu: a presença de cabos soltos ou abandonados em calçadas e vias públicas. Em várias regiões da cidade, a população já apontou esse problema, que envolve principalmente redes de telefonia e internet.

A reportagem entrou em contato com operadoras da região. A CPFL Paulista, por exemplo, disse em nota que os cabos em questão são de operadoras de telecomunicações. Apesar disso, uma equipe foi acionada para o local e realizou os reparos e limpeza da área.

A CPFL Paulista informa que os cabos em questão não são de energia, mas de telecomunicações, e não pertencem à distribuidora. No entanto, uma equipe será encaminhada ao local para eliminar o risco. A concessionária também notificará as empresas ocupantes envolvidas para que verifiquem e organizem seus cabos no trecho.

A CPFL Paulista esclarece que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação existente em Botucatu, incluindo cabos, é exclusiva das empresas de telecomunicações ocupantes, que devem manter os cabos dentro dos padrões.

Cabe de outro lado, à distribuidora, o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo a distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança. Em Botucatu, foram emitidas, em 2024, 4.774 notificações. Já em 2025, até junho, foram 604 notificações realizadas pela concessionária.

Outra ação permanente realizada pela concessionária é a remoção de cabos de telecomunicações inutilizados no município de Botucatu. O intuito é garantir a segurança das pessoas e alertar para os riscos de acidentes que os fios de telecomunicação, quando estão caídos ou pendurados nos postes, podem gerar. Em 2024, foram mais de 6 toneladas de cabos removidos na cidade. Até junho de 2025, a companhia removeu 1,2 toneladas de cabos irregulares.

A CPFL Paulista orienta a população para que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entre em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial, eliminando prontamente o risco.

Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes, diz a nota.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento