
Mc Bokão foi condenado por fazer música com apologia ao mega-assalto de Botucatu, em 2020. Inquérito instaurado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu investigou o fato.

Érick Rodrigues de Souza, conhecido artisticamente como MC Bokão, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) por apologia ao crime, em razão de uma música lançada em julho de 2020.
A canção, intitulada “Assalto em Botucatu”, teria exaltado o roubo a banco ocorrido na cidade na madrugada de 30 de julho de 2020. O episódio gerou intenso confronto entre criminosos e forças policiais, causando pânico entre os moradores na oportunidade.
A investigação contra o MC teve início em agosto de 2020, por meio de um inquérito conduzido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu. Os investigadores transcreveram a letra da música e apontaram trechos que, segundo a denúncia, glorificavam a ação criminosa.
Durante o processo, a defesa de Bokão chegou a questionar se a decisão judicial não abriria precedentes para a condenação de quem ouve canções como Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana, que também retrata atos ilícitos em sua narrativa.
Apesar da argumentação, a Justiça entendeu que, no caso do funkeiro, houve clara exaltação a ações criminosas reais, e manteve a condenação por apologia ao crime.
Os investigadores também destacaram imagens do clipe da música, que mostra homens vestindo máscaras de palhaço e portando armas de alto calibre, como fuzis e metralhadoras.
Veja na íntegra a letra:
“Foram momentos de desespero, Foram momentos de terror, Uma verdadeira guerra aqui em Botucatu. Fora de cogitação quanto a vantagem de um milhão e algumas armas apreendidas de nossa quadrilha.
O foco é ficar de patrão nois ta investindo o que você tentou ganhar ao longo da sua vida;
Bota a cara na .30, nosso objetivo é voltar com vida pra casa, em questão de dias vou bolar um plano, duplicar os malotes pra compensar a caosada, vou de blindado e uma T3 da Audi, e a Sportage e uma Hilux,
Ô, como de costume bloqueei a estrada, a arma mais fraca que tinha era uma minieuse;
Tem que ter mais respeito, é o criminoso mais psico de São Paulo, roubando banco e invadindo vários Estados, ó, e o destino foi Botucatu, lancei uma tager azul,
Tem que ter mais respeito, é os criminoso mais psico de São Paulo, roubando bancos em vários Estados, é ó, e o destino foi Botucatu, lancei um Porsche azul, ó
Porque foi o que aconteceu aqui em Botucatu no interior de São Paulo, uma quadrilha especializada em assalto a Banco acabou invadindo uma cidade e trocou tiros com a Polícia”
