Incêndio na Eduardo Zuccari em Botucatu destruiu área de aproximadamente 450 hectares

Foram registrados mais de 10 focos de incêndio por dia Botucatu, nos últimos dias

Foto divulgação

Bombeiros de Botucatu e Itatinga, Defesa Civil e Brigadas de incêndio de empresas combateram nesta quarta-feira, dia 25, um enorme foco de incêndio na Rodovia Eduardo Zuccari, vicinal que liga Botucatu a Itatinga.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no término dos trabalhos ao final da noite, o fogo atingiu uma área total de 450 hectares. Isso equivale a aproximadamente 450 campos de futebol.

As chamas atingiram plantações de eucaliptos e cana-de-açúcar, além de área de mata. A fumaça era visível a quilômetros de distância e prejudicou a visibilidade de motoristas nas Rodovias Castelinho e Rondon, causando até o choque de um veículo contra a canaleta.

Além do fogo que chegou ao aterro sanitário, outros focos foram registrados, como Demétria, Rubião Junior, entre outros. Na terça-feira, após queimada na região do Parque Municipal, uma escola infantil precisou ser evacuada por conta da forte fumaça e os pais precisaram correr para acudir as crianças.

É crime

O crime de incêndio ambiental está previsto no art. 41 da Lei Federal 9.605/98

Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:

Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.

Também há previsão no artigo 250 do Código Penal

Quem for flagrado incendiando terrenos ou áreas verdes do Município será penalizado através de multas aplicadas e cadeia pela Policia Ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 190 (PM) e 199 (GCM). O telefone do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências é o 193.

Veja abaixo um vídeo com imagens aéreas feitas pelo internauta Fernão Spadotto sobre o incêndio na Eduardo Zuccari.