
Calor e tempo seco contribuíram para o fogo se propagar

A Defesa Civil de Botucatu atendeu nesta segunda-feira (03) uma ocorrência de incêndio em vegetação natural. O fato ocorreu na Avenida Onze, nº 150, no bairro Recanto Árvore Grande.
O local fica próximo à linha do trem. Não há relatos de vítimas e o fogo não se propagou para edificações ou residências próximas.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuaram no local para controlar o incêndio e realizar o rescaldo da área afetada. A causa do incêndio ainda é desconhecida e será investigada.
Prevenção de Incêndios e Multas por Queimadas:

Em períodos de seca, evite acender fogueiras ou descartar cigarros em áreas de vegetação. Não queime lixo ou entulho em terrenos baldios. A Guarda Civil Municipal de Botucatu está aplicando multas aos proprietários de terrenos que utilizam queimadas para limpeza, pois essa prática é considerada crime ambiental.
Além das multas, os responsáveis por queimadas podem responder criminalmente, dependendo da gravidade do caso e dos danos causados.
Dicas Adicionais de Prevenção:
* Mantenha terrenos limpos e livres de vegetação seca.
* Nunca jogue cigarros acesos em áreas de vegetação ou em locais com materiais inflamáveis.
* Evite acender fogueiras em locais próximos a matas ou florestas, especialmente em períodos de seca.
* Guarde materiais inflamáveis, como gasolina e álcool, em locais seguros e longe do alcance de crianças.
* Oriente crianças e adolescentes sobre os riscos de incêndios e a importância de não brincar com fogo.
* Denuncie focos de incêndio e atividades suspeitas às autoridades competentes.
Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199. A prevenção é a melhor forma de evitar incêndios e proteger vidas e patrimônios.
Compartilhe esta notícia